Translate



RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ARTIGO 386 (ANO I, Nº 38, DE 22 A 30 DE OUTUBRO DE 2010) - XADREZ EM CUBA: LIVRE!

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://leopasqualini.blogspot.com.br/search?updated-max=2010-11-19T09:50:00-02:00&max-results=7&start=7&by-date=false


terça-feira, 19 de outubro de 2010


Xadrez em Cuba: Livre!

Alô amigos, libertários!!

Na semana passada tive a oportunidade de conhecer o Mestre Internacional de Xadrez, o cubano Gerardo Lebredo.

Figura muito simples e simpática, conversamos muito sobre Xadrez (claro!), Cuba (claro!), política (nem tão claro ...) e tomamos vinho (deixamos as cubas libes de lado ...). O Lebredo não escondeu os segredos da educação de xadrez cubana, até ministrou um curso no CXC para professores.

Posso dizer que foi muito útil o curso. Aprendemos ideias novas, atividades e questões pedagógicas pela ótica do russo Majmutov. Senti apenas a baixíssima presença de professores interessados em se orientar e progredir na arte de ensinar xadrez. Acho até que uma espécie de preconceito continua rondando, com o pensamento do senso comum de que o nobre jogo é apenas para classes sociais privilegiadas ou para pessoas de alto QI. Quanto engano!

Todas aquelas crianças que podem (e devem) começar a aprender xadrez ainda em idades precoces, a partir de 6 ou 7 anos, se desenvolvem intelectualmente, com certeza, como também observou o mestre Lebredo. Ensinar a pensar, obrigar a pensar, eis o grande mérito do jogo de Xadrez!

Lebredo também fez uma palestra, versando sobre seu inesquecível compatriota, o gigante José Raul Capablanca. Muitas fotos desconhecidas para mim, sobre os lugares de Havana, a casa onde morou Capablanca, seu funeral e com seu pai, ainda muito jovem. Lebredo também contou um pouco da história do xadrez em Cuba, desde seus primórdios, a visita do genial Paul Morphy, a Olimpíada de Havana, uma aluna de Capablanca, etc.

A simultânea do Lebredo teve uma abertura insólita: pouco depois de sua apresentação aos participantes, o sócio do Clube de Xadrez de Curitiba, Luiz Carlos Gomes, fez um discurso emocionante. Foi um agradecimento à oportunidade de enfrentar o mestre cubano e de sua presença no nosso clube. E quase que o Lebredo perde a partida para o “seu” Luiz Carlos. A força de vontade deste senhor de 76 anos é impressionante, um grande exemplo para muitos jovens que tem a saúde boa. O senhor Luiz Carlos Gomes saiu emocionado, como um jovenzinho, alegre, feliz, por ter enfrentado o mestre de igual por igual, uma experiência mesmo incrível, de vitalidade. Meus parabéns ao “seu” Luiz Carlos, quero vê-lo nos próximos torneios de xadrez no CXC!

Sobre a sociedade cubana, o Lebredo contou muitas coisas que me deixaram pensando ... Em dado momento perguntaram a ele qual era a profissão mais procurada em Cuba. Ele respondeu que a de médico ainda se destacava, apesar dos baixos salários. Fez até uma comparação, de que o camelô que vende amendoim e outras coisas pode até ganhar mais dinheiro que o médico! Por outro lado, ele mencionou a diferença das atitudes dos médicos de lá com a de outros países “capitalistas”. Por exemplo, os médicos em Cuba, para terem menos trabalho, procuram “realmente” curar o paciente, não “amarrá-lo” como cliente!

Sobre outras profissões, ele mencionou a dos esportistas, como ele próprio, e a dos artistas. Como jogador de xadrez ele já conhece praticamente o mundo inteiro, por ter participado de inúmeros eventos de xadrez, seja acompanhando atletas, seja atuando efetivamente. É bom lembrar que ele tem voltado todo ano para o Brasil. Também é bom lembrar o enorme apoio que Fidel Castro dá ao xadrez, com programa de televisão aos sábados, em um dos horários mais cobiçados da Tv cubana!

Os artistas (principalmente os músicos) são muito respeitados e venerados em Cuba. Aqueles que têm projeção internacional e que ganham muito dinheiro no exterior, estes são “muito ricos” em Cuba!

Um país onde não se nota a miséria, violência, todos tem acesso à saúde, alimentação, teto, apesar das restrições e simplicidade dos mesmos (Lebredo).

Acho que temos muito a aprender sobre o que se passa em Cuba, acho que é necessário passar um tempo lá para entender mesmo as diferenças.

Que tal um banho de mar em uma das mais belas praias caribenhas, a de Varadero??

Lebredo, ouvindo atentamente o sr. Luiz Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário