Translate



RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ARTIGO 381 (ANO I, Nº 38, DE 22 A 31 DE OUTUBRO DE 2010) - AS AULAS DE XADREZ E O PENSAMENTO CRÍTICO.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://leopasqualini.blogspot.com.br/


sábado, 1 de setembro de 2012


As Aulas de Xadrez e o Pensamento Crítico

Amigos,

     Nas minhas aulas de xadrez eu procuro, além da pura técnica, instigar os meus alunos a pensar e repensar, a criticar, enfim, em tentar enxergar sob um ângulo diferente as coisas do nosso dia-a-dia.

     Em meio a uma das minhas aulas, a aluna, muito crítica, que não cansava de me questionar (toda hora era "por quê isso", "por quê aquilo"), saiu uma comparação interessante, vinda de duas imagens.

     Na primeira, observamos a foto de uma empresa de telemarketing, onde os funcionários se acotovelam , lado a lado (um ex-colega comparava com um galinheiro), sempre de olho na telinha do monitor. Imediatamente me veio a lembrança o filme de Charlie Chaplin , "Tempos Modernos".


     É interessante como essa imagem expressa o momento atual do "Ser Humano", envolto a tecnologia dos computadores, internet, uma das maiores revoluções da história, pois as comunicações se expandiram de forma impensável, revolucionando costumes, culturas, trabalho, lazer, etc.

     Na outra imagem, a mesma "modernidade", a tecnologia de ponta da época, e também o mesmo "Ser Humano", nesta, feito uma engrenagem, a serviço do "bem de consumo".


      Não basta estudar, aprender, saber. O Xadrez é um dos mais valiosos instrumentos da Humanidade, para ensinar a pensar, refletir, analisar, sintetizar e até mesmo, julgar.

     E é essa a reflexão que quero deixar aqui aos meus amigos professores em geral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário