Translate



RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ARTIGO 373 (ANO I, Nº 37, DE 15 A 21 DE OUTUBRO DE 2010) - JOGADOR DE XADREZ TEM A CABEÇA EXPLODIDA.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.fcx.org.br/mis28.htm

Jogador de Xadrez Russo tem a cabeça explodida
Colaboração de Léo Pasqualino de Andrade (PR) de artigo obtido na Internet e tradução de parte feita por Frederico Freitas (PE)
Doutores estão culpando um desequilíbrio elétrico raro no cérebro pela morte estranha de um jogador de xadrez cuja cabeça literalmente explodiu no meio de um jogo de campeonato.

Ninguém mais foi ferido na explosão fatal, mas quatro jogadores e três funcionários no campeonato de xadrez de Moscou Candidato Masters foram borrificados com sangue e fragmentos de cérebro quando a cabeça de Nikolai Titov explodiu de repente em todos os lados. Peritos dizem que ele sofreu de uma condição chamada Electrosis Hiper Cerebral ou HCE.

" Ele estava profundamente em concentração com os olhos dele enfocados no tabuleiro, " diz o oponente de Titov, Vladimir Dobrynin. " De repente as mãos dele voaram às temporas dele e ele gritou em dor. Todo o mundo observou dos seus jogos, surpreendidos pelo ruído. Então, como se alguém tivesse posto uma bomba no crânio dele, a cabeça dele estalou como um traque ".

Inacreditavelmente, Titiov não é o primeiro caso no qual a cabeça de uma  pessoa explodiu espontaneamente. São conhecidas cinco pessoas para ter morrido de HCE nos últimos 25 anos. Outro caso ocorreu com uma psiquiatra  européia, Barbara Nicole, que também teve sua cabeça desfragmentada.
 A história de Nicole foi informada através de jornais mundiais, inclusive WWN.

" HCE é um desequilíbrio físico extremamente raro, " disse Dr. Anatoly  Martinenko, neurologista afamado e perito no cérebro humano que fez a autópsia no brilhante mestre de xadrez. " É uma condição na qual os circuitos do cérebro são sobrecarregados pela própria eletricidade do corpo.As explosões acontecem durante períodos de intensa atividade mental quando muita corrente está surgindo pelo cérebro.

" Vítimas são as pessoas altamente inteligentes com grandes poderes de concentração. Ambos, Nicole e Titov eram intensas pessoas que tenderam a manter esses circuitos cerebrais sobrecarregados. De certo modo poderia ser dito que eles eram literalmente muito mais inteligentes do que poderiam.

Embora Dr. Martinenko diga que existem provavelmente muitos casos não  diagnosticados, ele se apressa a acrescentar que muitas poucas pessoas morrerão de HCE. "A maioria das pessoas que tem nunca saberá. Neste momento, a ciência médica ainda não sabe muito de HCE. E desde que essas fatalidades são tão raras, muitos anos ainda levarão até se invista em pesquisas nesse
tema ".

Enquanto isso, o doutor aconselha pegar leve e não pensar muito duro por períodos longos de tempo. " Quando você estiver fazendo algo que ocupa muito do seu foco mental, interrompa, com paradas leves para relaxamento. " ele recomenda.

Como um serviço público, WWN acrescentou o seguinte : Como contar se sua cabeça está a ponto de explodir.

Embora HCE seja muito raro, pode matar. Dr. Martinenko diz que existem  condições para aumentarem as chances de sobrevivência. Três resposta afirmativas para quaisquer das seguintes sete perguntas poderiam significar que você tem HCE:
Sua cabeça ás vezes dói quando  você pensa muito?
(dores na cabeça pode indicar que os circuitos cerebrais estão sobrecarregados)
Você já ouviu uma campainha de desmaio ou um som de assobio nos seus ouvidos?
(isso pode ser o som da eletricidade na cavidade do crânio).

Você ás vezes dificulta tirar um pensamento da cabeça?
( isto é um possível sinal de muita atividade elétrica no córtex cerebral)

Você passa mais de 5 horas por dia lendo, equilibrando suas contas ou alguma outra atividade pensanto?
(um sintoma comum de HCE é a tendência de sobrecarregar p cérebro)

Quando você fica fica irritado ou frustrado você sente uma pressão nas temporas?
(amigos de vitimas de HCE dizem estas vitimas freqüentemente reclamavam de pressão na cabeça quando tinham emoções fortes).

Você come sorvetes e doces demais?
(uma "queda"por açúcar é típica em pessoas com muita pressão elétrica no crânio)

Você tende a se analisar muito?
(muitos que tiveram HCE eram introspectivos, pensando mais do que deviam sobre suas vidas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário