Translate



RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ARTIGO 367 (ANO I, Nº 36, DE 8 A 14 DE OUTUBRO DE 2010) - XADREZ, UM EXERCÍCIO PARA A MENTE.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://observatorio.esportes.mg.gov.br/alto-rendimento/2013/02/xadrez-um-exercicio-para-mente

XADREZ – Um Exercício para mente

Publicado em 08/02/2013 por 
  
ImprimirSalvar em PDFEnvie para um amigo por email
O Xadrez é um dos jogos mais populares do mundo! Estima-se que cerca de 605 milhões de pessoas sabem jogar xadrez. Apesar de não estar incluído no Programa Olímpico, o Xadrez é um dos esportes reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional-COI.
 O Xadrez é composto por um tabuleiro de 64 casas e 32 peças, sendo 16 claras e 16 escuras divididas em peões, cavalos, bispos, torres, dama e rei. Quando o rei de um enxadrista é diretamente atacado por uma peça inimiga é dito que o rei está em xeque. O objetivo do jogo é dar xeque-mate no oponente, o que ocorre quando o rei do adversário se encontra em xeque sem chance de fuga, defesa ou ataque.
Ao contrário do que muita gente pensa, ganhar um jogo de xadrez não é questão de sorte ou azar, mas de estratégia e tática, é o que explica a presidente da Federação Mineira de Xadrez, Luciane Sepulveda.
São mais do que conhecidos os benefícios para a saúde trazidos pela prática regular do Xadrez: Desenvolvimento da memória visual, atividade intelectual, percepção, raciocínio lógico, concentração, paciência, planejamento…
O enxadrismo na atualidade é um esporte organizado em campeonatos, torneios, ligas e congressos em nível nacional e internacional. A entidade mundial responsável pelo enxadrismo é a Federação Internacional de Xadrez (FIDE). A nível nacional a reguladora é a Confederação Brasileira de Xadrez-CBX, e em Minas Gerais a Federação Mineira de Xadrez-FMX.
No Estado de Minas Gerais, cerca de 200 atletas estão filiados à Federação Mineira de Xadrez.
Segundo Luciane Sepulveda, os atletas do Xadrez são classificados pela Federação Internacional através de um método conhecido como Rating ELO, criado pelo físico húngaro Arpad Elo. “Através deste sistema é possível dizer quem são os melhores jogadores de xadrez. O sistema Rating ELO é um sistema estatístico baseado na hipótese de que a performance de cada enxadrista em suas partidas é variável. Desta maneira, o Rating Elo concebe a força de jogo de um enxadrista com uma média entre o desempenho de todos os outros jogadores em determinado torneio”, explica Luciane.
A presidente da Federação Mineira salienta que o título mais alto que um enxadrista pode alcançar é o de Grande Mestre. Para isso é preciso ter uma Rating ELO de no mínimo, 2.500 pontos além de três bons resultados em torneios internacionais onde também participam outros grandes mestres, afirma a presidente da Federação. O norueguês Magnus Carlsen é o campeão mundial mais jovem da história do xadrez. Carlsen conquistou o título mundial aos 19 anos e 32 dias de idade.
                                                                
 
 
 

A EQUIPE MINEIRA DE XADREZ

Através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, a Federação Mineira de Xadrez implantou com sucesso o Projeto “Equipe Mineira de Xadrez” que teve como objetivo capacitar 16 atletas para representar Minas Gerais nos torneios nacionais e internacionais,obter títulos, e aprimorar os atletas no âmbito técnico, psicológico e no Rating FIDE.
Os resultados da Equipe Mineira de Xadrez foram excelentes: Na categoria Absoluta, os enxadristas participaram do Open Praga 2012 na República Checa alcançando ótimos resultados: na modalidade rápida, 3 mineiros ficaram entre os seis primeiros colocados. No Blitz Frederico Gazel foi o campeão e João Paulo Cassemiro ficou em segundo lugar.
Além disso, dez atletas da Equipe Mineira de Xadrez da Categoria de Base (Sub 10 asub 18) participaram do Campeonato mundial da Juventude. Nas Olímpiadas Escolares de 2012, dois atletas da equipe mineira de Xadrez conquistaram ouro – Mestre Fide Arthur Chiari e Fernanda Rodrigues.
                                                                  
A Equipe Mineira de Xadrez já possui outro projeto aprovado através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte que está em fase de captação de recursos, ou seja, em busca de empresas apoiadoras do projeto.
Para a Presidente da Federação Mineira de Xadrez “estes projetos são muito importantes para o desenvolvimento do xadrez mineiro, pois enquanto o xadrez escolar massificava o esporte, os enxadristas de alto rendimento valeram-se pela oportunidade de um treinamento adequado e participação em torneios internacionais”.
Quer conhecer melhor o trabalho realizado pela Equipe Mineira de Xadrez? Acesse: http://www.fmx.org.br/ ou envie um e-mail para: presidentefmx@gmail.com
 Leia também: O Xadrez na Escola.
 
 
Fontes:
http://www.fmx.org.br/
http://oe.cob.org.br/noticias/duas-histrias-e-um-destino-em-comum-ouro-no-xadrez-das-olimpadas-escolares-034442
http://www.zevariedades.com/os-beneficios-de-jogar-xadrez/

Nenhum comentário:

Postar um comentário