Translate



RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ARTIGO 379 (ANO I, Nº 37, DE 15 A 21 DE OUTUBRO DE 2010) - MESTRES ENXADRISTAS UTILIZAM REGIÕES DO CÉREBRO DESLIGADAS NOS AMADORES.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.clubedexadrezonline.com.br/artigo.asp?doc=4031


 Clube de Xadrez OnLine

O site da comunidade enxadrística

Usuários on-line neste momento: 114 
Treinamento ON-LINE 
Professor Gérson Peres Batista
Conheça oTreinamento ON-LINEcom o Prof. Gérson Peres Batista.
O Espírito da Abertura

PORTAL CXOL

Acesse os sites que fazem parte do Portal Clube de Xadrez On-line

Jornal Xadrez Diário

Darcy Gustavo Machado Vieira LimaConheça o Jornal Diário de Xadrez do grande mestre e tricampeão brasileiro Darcy Lima.
Assinatura

Jornal Chess Today

Chess TodayO grande mestre irlandês Alexander Baburin dirige o principal jornal diário de xadrez do mundo.
Assinatura

Jornal NotiChess

Júlio GonzalezO Jornal NotiChess é diário e preparado por Julio Gonzalez, da Argentina, sendo distribuído em língua espanhola. 
Assinatura

JOGUE ON-LINE

Internet Xadrez Clube
Autor: Gérson Batista Gérson Batista

Mestres enxadristas utilizam regiões do cérebro desligadas nos amadores

quinta-feira, 9 de agosto de 2001 | 23:45

Ser um grande mestre enxadrista é apenas uma questão de usar a cabeça. Ou melhor, de como usar a cabeça. Estudo feito por pesquisadores da Alemanha mostrou que há diferenças significativas entre as áreas do cérebro utilizadas por jogadores de xadrez profissionais e amadores durante uma partida. E o desenvolvimento dessa capacidade pode até ser inato. 

O grupo, da Universidade de Konstanz, fez imageamento magnético do cérebro de 20 jogadores, dos quais 10 eram grandes mestres (categoria máxima do xadrez). Cada jogador travava uma disputa com um computador, enquanto a equipe media a atividade cerebral. 

Os jogadores menos experientes apresentaram alta atividade no lóbulo temporal, uma região do cérebro normalmente associada à memória recente. Já os mestres acionavam os córtices frontal e parietal, ligados à memória de longo prazo. 

Os dados corroboram a hipótese de que os profissionais enxadristas, após vários anos de prática, acabam formando um banco de dados dos possíveis movimentos executados por seus adversários, armazenado na memória de longo prazo. O jogador compara a situação atual do jogo a coisas que viu antes, rapidamente estabelecendo os padrões da jogada. "Esse é o único jeito de fazer direito. Com informação suficiente em seu banco de dados, você pode tomar vantagem ao reconhecer conexões, entender complexidades e fazer algo novo", diz Ognjen Amidzic, um dos autores do estudo, que está publicado hoje na "Nature". 

Os amadores mantiveram seu foco nas regiões da memória recente, processando movimentos como se fossem inesperados. "É como jogar sem entender a complexidade do que está acontecendo no tabuleiro de xadrez. Apenas movendo as peças por lá", afirma Amidzic, que já pratica o esporte há 20 anos. 

Os cientistas acreditam que o segredo do sucesso esteja na forma como as informações são armazenadas nas regiões de memória de longo prazo. "Especulamos que possa ser uma coisa inata", sugere Amidzic - para sua própria frustração. "Quando criança, eu queria me tornar um grande mestre", conta. "Eu trabalhava duro nisso, muitas horas todos os dias. Mas alcancei um nível em que não conseguia mais melhorar. Agora sei por quê." 
Autor: Salvador Nogueira 

Fonte:
 Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário