Translate



RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

quarta-feira, 8 de maio de 2013

ARTIGO 345 (ANO I, Nº 34. DE 23 A 30 DE SETEMBRO DE 2010) - JOGANDO XADREZ NO COMPUTADOR.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://esporte.hsw.uol.com.br/xadrez6.htm


Jogando xadrez no computador.

Sim, é possível jogar xadrez no computador, seja contra outros usuários ou contra a própria máquina. Para tanto existem diversos tipos de softwares de xadrez que ajudam o usuário a treinar suas táticas, fazer downloads de partidas para estudo posterior, aprender como funciona o cálculo das peças, além de, é claro, jogar contra outros usuários.
Xadrez
©iStockphoto.com/Günay Mutlu


A construção das primeiras máquinas que jogavam xadrez data de 1890 e desde 1950 há softwares específicos para tal. Atualmente, a internet tem sido fundamental nesse troca-troca de informações entre os enxadristas. 
O primeiro grande momento do xadrez no computador aconteceu em 1996 quando o computador Deep Blue venceu uma partida do então campeão mundial Garry Kasparov. Naquele ano Kasparov ainda conseguiu se sair melhor, já que perdeu apenas esta partida em uma série de seis rodadas. No ano seguinte, porém, o Deep Blue acabou derrotando mesmo o Kasparov.

Xadrez
©iStockphoto.com/Gilmanshin
E isso foi apenas o começo. Em 2002, o então campeão mundial Vladimir Kamnik empatou com o programa de computador Deep Fritz. E em 2006, o Deep Fritz – já bem aperfeiçoado – derrotou-o de vez.

Hoje existem inúmeros programas que rodam até mesmo em computadores pessoais. Alguns têm até mesmo o código fonte aberto e disponível na internet, como o Crafty (em inglês), um dos mais recomendados por quem entende do assunto. Em 2006, a Microsoft colocou o jogo de xadrez Chess Titans em duas versões doWindows Vista.

E para quem quer jogar online contra um adversário de carne e osso (mesmo que vocês se sentem a quilômetros de distância um do outro) o xadrez na internet está bombando.  Há inclusive torneios disputados virtualmente através de trocas de e-mails.
  O chamado “xadrez postal” acontece por meio de um site que controla todo o processo de trocas de emails, tempo, etc. O jogador só precisa se inscrever e fazer os lances..

Nenhum comentário:

Postar um comentário