Translate



RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

quarta-feira, 8 de maio de 2013

ARTIGO 341 (ANO I, Nº 34. DE 23 A 30 DE SETEMBRO DE 2010) - AS PEÇAS DE XADREZ.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://esporte.hsw.uol.com.br/xadrez2.htm


As peças de xadrez

O xadrez é um jogo de tabuleiro no qual só podem jogar duas pessoas. Cada jogador começa o jogo com 16 peças, sendo que um controla as peças brancas e o outro as peças pretas. As peças que cada jogador possui são: oito peões, dois cavalos, dois bispos, duas torres, um rei e uma rainha.

Peças de xadrez
©iStockphoto.com/Pixhook
Peças de xadrez

Antes de iniciar o jogo propriamente dito é preciso arrumar as peças no tabuleiro. Na linha de baixo, as peças são ordenadas da esquerda para a direita da seguinte forma: torre, cavalo, bispo, rainha, rei, bispo, cavalo e torre. Já a linha de cima é preenchida com todos os oito peões.

Mover uma peça significa pegá-la e colocá-la em uma nova casa, respeitando, porém, as regras de movimento. Isto quer dizer que cada peça possui um movimento (também chamado de lance) específico.  

Nenhuma peça pode ser movida para uma casa ocupada por uma peça
de mesma cor. Se uma peça move-se para uma casa ocupada por uma peça do adversário, esta última é capturada e retirada do tabuleiro, como parte do mesmo movimento. 

Veja como cada uma das peças de xadrez pode ser movimentada:

Rei – o rei pode mover-se apenas uma casa para frente, porém, pode ser na horizontal, vertical ou ainda na diagonal.
Xadrez
© 2010 ComoTudoFunciona
Rei

Rainha (ou dama) – a rainha pode avançar para qualquer casa que esteja vazia na horizontal, vertical ou também na diagonal.
Xadrez
© 2010 ComoTudoFunciona
Rainha


Torre – a torre pode se mover para qualquer casa que esteja vazia tanto na horizontal como na vertical.
Xadrez
© 2010 ComoTudoFunciona
Torre


Bispo – o bispo, ao contrário da torre,  só pode ser movimentado na diagonal. Ele pode ocupar qualquer casa que esteja vazia nesse sentido. E cada jogador possui dois bispos, um que se move pelas casas brancas e outro que se move pelas casas pretas.
Xadrez
© 2010 ComoTudoFunciona
Bispo

Cavalo – o cavalo é o único que pode saltar sobre as outras peças. Seu movimento também não se assemelha a nenhuma outra peça. O cavalo se movimenta em forma de “L”, isto é, duas casa na horizontal e uma na vertical, ou vice-versa.
Xadrez
© 2010 ComoTudoFunciona
Cavalo

Peão – ao ser movimentado pela primeira vez, o peão pode andar uma ou duas casas. Além disso, ele se movimenta de um jeito quando está apenas “andando” e de outro quando vai “capturar” alguma peça. Quando a intenção não é a captura, o peão anda apenas uma casa na vertical em direção ao lado do adversário ( o peão não pode andar para trás). Já para capturar alguma peça ele deve mover uma casa na diagonal.
Xadrez
© 2010 ComoTudoFunciona
Peão

E na hora de mover suas peças tenha muito cuidado. Cada lance deve ser feito com apenas uma das mãos. Você só pode mexer em outras peças que não sejam exatamente aquelas do lance, se pedir licença para o adversário dizendo algo como – “com licença, preciso arrumar minhas peças”. Se você esquecer de avisar o adversário e acabar tocando em uma ou mais de suas peças, deve jogar obrigatoriamente com a primeira na qual tocou. E se você tocar, ainda que sem querer, em uma ou mais peças do seu adversário ele deve capturar a primeira peça tocada.

Agora que você já sabe como movimentar as suas peças, vamos à partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário