Translate



RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

quarta-feira, 8 de maio de 2013

ARTIGO 343 (ANO I, Nº 34. DE 23 A 30 DE SETEMBRO DE 2010) - O XADREZ COMO ESPORTE.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:

http://esporte.hsw.uol.com.br/xadrez4.htm


O xadrez como esporte

O xadrez é esporte – já diz o Comitê Olímpico Internacional que tem esta como uma atividade reconhecida, isto é, que pode ser incluída no programa dos Jogos Olímpicos a qualquer momento. Mas se você ainda não está convencido disso, aqui vão outros argumentos:

- é um jogo
- há competição
- é uma atividade de alto rendimento
- há sentimento de superar a si próprio e ao seu adversário
- há desgaste físico e mental
- é praticado por milhares de pessoas
- é baseado em regras
- possui uma entidade reguladora (confederação e federação internacional)

E onde há esporte, há competição. No Brasil a entidade que regulamenta o esporte é a Confederação Brasileira de Xadrez. Já em âmbito mundial, aFIDE – World Chess Federeation (em inglês) é quem organiza o esporte.

Para classificar os enxadristas a FIDE bem como todas as federações nacionais usam o sistema rating ELO, desenvolvido pelo físico Arpad Elo. Através deste sistema é possível dizer quem são os melhores jogadores de xadrez do mundo. O sistema rating ELO é um sistema estatístico baseado na hipótese que a performance de cada enxadrista em suas partidas é variável. Desta maneira, o físico Arpad Elo concebeu a força de jogo de um enxadrista com uma média entre o desempenho de todos os outros jogadores em determinado torneio. O enxadrista que alcançou o mais alto rating ELO foiGarry Kasparov - 2851 pontos.

Xadrez
Cortesia BrasilBase
Campeonato de Xadrez

A Federação Internacional também premia com títulos vitalícios os melhores do mundo. O título mais alto que um enxadrista pode alcançar é o deGrande Mestre. Para tornar-se Grande Mestre é preciso ter um rating ElO de, no mínimo, 2.500 pontos além de três bons resultados em torneios internacionais onde também participem outros Grandes Mestres. Este também é o único título onde há diferenciação entre o sexo masculino e feminino. As melhores enxadristas do mundo recebem o título de Grande Mestra.

Antes de tornarem-se Grandes Mestres, porém, os enxadristas também podem colecionar outros títulos como:

Mestre Internacional: mesmas condições do Grande Mestre, porém, exige um rating menor – de 2.400 pontos
Mestre FIDE: rating de 2.300 pontos
Candidato a Mestre: rating de 2.200 pontos
Mestre Nacional: rating de 2.200 pontos

O maior Grande Mestre de todos os tempos foi o russo Garry Kasparov que conquistou títulos mundiais consecutivos de 1985 ao ano 2000.

No Brasil, os campeonatos nacionais são disputados desde 1927, sendo que o primeiro campeão foi Souza Mendes.  Já o primeiro campeonato brasileiro feminino ocorreu em 1960, em Brusque,  vencido por  Dora Rúbio.

O maior enxadrista brasileiro de todos os tempos, porém, é Henrique Mecking, mais conhecido como Mequinho.  Em 1977 Mequinho foi considerado o terceiro melhor jogador do mundo. Além dele, a FIDE lista outros sete jogadores que possuem o título de Grande Mestre: Alexandr Fier, André Diamant, Darcy Lima, Felipe El Debs, Gilberto Milos, Giovanni Vescovi, Jaime Sunye Neto e Rafael Leitão.

Além de tudo isso que já foi mencionado, o xadrez é ainda um esporte bastante inclusivo já que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e classe social, podendo proporcionar confrontos entre diferentes gerações  frente ao mesmo tabuleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário