Translate



RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

quarta-feira, 8 de maio de 2013

ARTIGO 340 (ANO I, Nº 33. DE 16 A 22 DE SETEMBRO DE 2010) - A HISTÓRIA DO XADREZ.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:

http://esporte.hsw.uol.com.br/xadrez1.htm



A história do xadrez

Xadrez
©iStockphoto.com/ Mansi Ltd
Dizer exatamente quando e onde surgiu o xadrez é algo muito difícil. Nem mesmo os mais renomados historiadores e especialistas da área conseguem chegar a um consenso, principalmente sobre o lugar.

E para complicar ainda mais, como existiram muitas variações do jogo há indícios de que o xadrez possa ter surgido na Índia, Egito, Assíria, Irã, China, Grécia, Arábia, Irlanda e até mesmo no Uzbequistão. As duas principais vertentes, porém, afirmam que o xadrez nasceu na China...ou na Índia. A Índia, por sinal, é a versão mais aceita já que é o único país que continha todos os três animais: cavalo, elefante e camelo, que posteriormente viraram o cavalo, o bispo e a torre.

O documento mais antigo de que se tem notícia sobre o jogo de xadrez data aproximadamente de 3.000 a.C. Trata-se de uma pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah, nas cercanias de Gizé, no Egito, e que representa duas pessoas jogando xadrez (pelo menos é o que parece).

Para facilitar o estudo da origem do xadrez, os especialistas dividiram sua história e desenvolvimento em dois períodos. O Antigo vai desde suas origens até o século 17, quando são consolidadas as regras básicas. Já o período Moderno vai do ano 1600 até os dias atuais.
Xadrez
Cortesia  BrasilBase
Dora Rubio, primeira campeã brasileira de xadrez, e Ruth Cardoso disputam Torneio Interzonal Sul-Americano, em 1960

De acordo com a versão indiana, o xadrez era conhecido como “o jogo do exército” ou “chaturanga” e podia ser disputado por até mesmo mais do que dois jogadores. O jogo se espalhou para o leste e oeste, China e Pérsia, respectivamente, principalmente em função das viagens dos mercadores. Os árabes, porém, bons de cálculo e de negócios, logo notaram que o jogo estava bastante perto da matemática e provavelmente foram os primeiros a escrever as suas primeiras regras. Depois disso, dizem ainda que o xadrez ganhou o mundo após a invasão muçulmana da Península Ibérica além dos confrontos entre povos do ocidente e do oriente na Primeira Cruzada.

Já uma outra versão também muito bem aceita diz que o xadrez veio da China. Em 204 a.C., o líder militar chinês Han Xin deu o jogo para a sua tropa, para que os soldados tivessem o que fazer no acampamento durante o inverno. O jogo era conhecido como “go” e tinha um rio, um canhão, um cavalo, uma torre, um rei, um peão e um bispo.

E como há muitos tipos de xadrez – xadrez ocidental, xadrez chinês, xadrez japonês, xadrez coreano, xadrez tailandês, xadrez turco – fica difícil precisar com exatidão onde foi realmente que o xadrez surgiu.

Aqui no Brasil, acredita-se que o xadrez tenha chegado já em 1500 quando os portugueses colocaram os pés em nossas terras. O primeiro campeonato brasileiro oficial foi disputado em 1927, no Rio de Janeiro, e quem ganhou o torneio foi Souza Mendes. Já a primeira campeã brasileira de xadrez foi Dora Rúbio, em torneio que ocorreu em 1960, em Brusque, Santa Catarina.

Seja onde for, quando tenha surgido, ou qual o tipo de xadrez, o que vale é que o objetivo de todos sempre foi o mesmo: dar um xeque-mate no rei adversário.

Na próxima página, conheça as peças de xadrez e saiba como elas se movimentam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário