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quarta-feira, 8 de maio de 2013

ARTIGO 348 (ANO I, Nº 34. DE 23 A 30 DE SETEMBRO DE 2010) - COMO FUNCIONAM OS COMPUTADORES DE XADREZ: COMPUTADORES E XADREZ.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://informatica.hsw.uol.com.br/computadores-de-xadrez1.htm


Computadores e xadrez

A atual tecnologia de ponta de xadrez em computador é muito complicada, mas tudo envolve esteganografia.
Digamos que você tem um tabuleiro de xadrez pronto para começar o jogo. Cada jogador tem 16 peças. Quem começa é quem está com a peça branca. Ele tem 20 possibilidades de movimento: a peça branca pode movimentar cada peão em uma ou duas posições e mover um cavaleiro em dois modos diferentes.
A peça branca escolhe um desses 20 movimentos e o faz.
Para a peça preta, as opções são as mesmas: 20 movimentos possíveis. Então ele escolhe um movimento.
Agora a peça branca pode se movimentar outra vez. O próximo movimento depende do primeiro movimento que ela decidiu fazer, mas há cerca de 20 movimentos ou mais que essa peça pode desempenhar na posição atual do tabuleiro, assim a preta tem 20 ou mais para fazer e assim vai.
É assim que o computdor olha para o jogo de xadrez. Pensa como um mundo de "todos os movimentos possíveis" e faz uma grande árvore para todos eles, como a seguir:
Nesta árvore, há 20 movimentos possíveis para a peça branca. Há 20* 20 = 400 movimentos possíveis para a preta, dependendo do que a branca fizer. E então há 400* 20 = 8 mil para a branca. E daí 8 mil *20 = 160 mil para a preta e assim por diante. Se você fosse desenvolver toda a árvore para todos os movimentos de xadrez possíveis, o número total das posições no tabuleiro seria aproximadamente de 1,000,000,000,000,000,000,000,000,
000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,
000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,
000,000,000,000, ou 10120, para mais ou para menos. Isso é uma quantidade imensa! Acredita-se que existam somente 1075 átomos em todo o universo. Ao considerar que a Via Láctea contém bilhões de sóis e que existam bilhões de galáxias, você percebe que há de fato muitos átomos. Esse número é ofuscado pelos números possíveis de movimentos de xadrez. O xadrez é um jogo muito complexo.
Nenhum computador jamais vai calcular toda a árvore. O que ele tenta fazer é criar a árvore da posição do tabuleiro 5, 10 ou 20 movimentos a frente. Levando em conta que são possíveis cerca de 20 movimentos em qualquer posição do tabuleiro, uma árvore de 5 níveis contém 3,2 milhões de posições. Uma árvore de 10 níveis contém cerca de 10 trilhões de posições. A grandeza da árvore que um computador pode calcular é controlada pela velocidade do computador jogando. Os computadores de xadrez mais rápidos podem gerar e avaliar milhões de posições do tabuleiro por segundo.
Uma vez criada a árvore, então o computador precisa "avaliar as posições do tabuleiro". Isto é, o computador deve olhar as peças no tabuleiro e decidir se o arranjo das peças é "bom" ou "ruim". A maneira como é feita é usando umafunção de avaliação. A função mais simples possível pode apenas contar o número de peças que cada lado tem. Se o computador estiver jogando como branco e uma determinada posição do tabuleiro tiver 11 peças brancas e nove peças pretas, a função de avaliação mais simples pode ser:
    11 - 9 = 2
Obviamente, para o xadrez essa fórmula é simples demais porque algumas peças valem mais que outras. Logo a fórmula pode aplicar um peso para cada tipo de peça. À medida que o programador planeja isso, ele ou ela faz a função de avaliação cada vez mais complicada adicionando coisas como posição do tabuleiro, controle do centro, vulnerabilidade do rei para o xeque mate, vulnerabilidade da rainha do oponente e vários outros parâmetros. Não importa o quão complicado a função se torna, ela é resumida para um único número que representa a "vantagem" daquela posição do tabuleiro.

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