REFERÊNCIA:
http://esporte.hsw.uol.com.br/xadrez3.htm
A partida de xadrez
Antes de dar início a uma partida de xadrez, é preciso entender um pouco mais sobre o tabuleiro e, é claro, arrumar suas peças.O tabuleiro é formado por 64 casas, que se alternam em 32 brancas e 32 pretas. A primeira casa à direita de cada jogador sempre será branca. O tabuleiro é ainda composto por oito fileiras (horizontal), oito colunas (vertical) e 26 diagonais. As fileiras são numeradas de 1 a 8 e as colunas recebem letras de “a” até “h”.
© 2010 ComoTudoFunciona |
O objetivo do jogo é dar xeque-mate no rei adversário. Mas o que isto quer dizer? Isto significa que você “prensou” o rei adversário contra a parede sob ameaça de captura – e neste caso não há como escapar.
Como dito anteriormente, o xadrez é um jogo de muita estratégia e a experiência vale muito. Para tanto, é possível anotar todas as suas jogadas bem como analisar as jogadas de seus adversários antes e após uma partida, oficial ou não.
©iStockphoto.com/Duncan1890 |
Cada casa do tabuleiro é identificada por um endereço que é formado pela junção da letra de sua coluna e o número de sua fileira. As peças, por sua vez, são identificadas por letras maiúsculas, assim:
- Rei: R
- Dama: D
- Torre: T
- Bispo: B
- Cavalo: C
* a inicial dos peões não é utilizada
Sendo assim, é possível anotar todos os seus lances durante a partida. Por exemplo: Re2 (o rei vai para a casa e2), Tf3 (a torre vai para a casa f3), e assim por diante. E quando há captura coloca-se um “x” entre a letra da peça e a casa para onde ela vai – Dxh5 (a dama captura em h5)
Além dos movimentos já conhecidos que cada peça pode fazer, existem ainda três jogadas especiais:
- Roque:
Nesta jogada o rei e a torre se movimentam ao mesmo tempo. O objetivo neste caso é proteger o rei, colocando-o nos cantos e centralizando a torre. Este movimento consiste em mover o rei duas casas na direção de uma das torres e passar a torre para a casa que ficou do outro lado do rei, ou seja, a casa que ele atravessou. Existem ainda dois tipos de roque: o roque curtoque é o feito com a torre da dama e o roque longo que é o feito com a torre do rei. Nada disso vale, porém, se tanto o rei como a torre já tiverem sido movimentados anteriormente, ou ainda se as casas entre o rei e a torre não estiverem vazias. Cada jogador só pode realizar o roque uma única vez na partida.
- Tomada “em passant”
Este é um movimento especial do peão. No início do jogo o peão pode andar duas casas em direção ao adversário. Os peões adversários avançados, porém, podem capturar o peão que avançou duas casas como se ele tivesse andado apenas uma. Esta é a tomada “em passant” e ela só é válida se acontecer no lance que se seguiu ao movimento.
- Promoção de peão
Quando o peão alcança a última fileira do tabuleiro ele deve ser substituído por qualquer peça da mesma cor (com exceção do rei). Geralmente o peão é substituído por uma dama (a dama é a peça mais valiosa no jogo de xadrez). Mas, dependendo da sua estratégia, o peão também pode ser substituído por uma torre, bispo ou cavalo.
- Xeque
Quando o rei é atacado por uma peça do adversário, diz-se que está em xeque. Vale lembrar que o rei não pode terminar a rodada em xeque. Se isso acontecer, será xeque-mate.
O jogo sempre começa com o jogador que está com as peças brancas. É ele quem deve fazer o primeiro lance. Em seguida o jogador que está com as peças pretas deve jogar. E assim vai, sucessivamente.
A partida pode terminar com o xeque-mate, ou ainda abandono por parte de um dos adversários. Uma partida de xadrez também pode terminar empatada. Isso mesmo. E pode acontecer nas seguintes situações:
- quando o jogador que está na vez de jogar não tem lance legal para fazer e o seu rei não está em xeque (rei afogado)
- quando aparece uma posição em que nenhum dos jogadores pode dar xeque mate no rei do adversário (posição morta)
- quando ambos os jogadores decidem abandonar a partida ao mesmo tempo
- se uma posição idêntica está por aparecer, ou já apareceu no mínimo três vezes no tabuleiro
- um dos jogadores pode solicitar ainda o empate da partida se nos últimos 50 lances não tiver ocorrido nenhuma captura e nenhum peão tiver sido movido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário