Translate



RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ARTIGO 299 (ANO I, Nº 29, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2010).

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIAS:
http://soxadrez.com.br/conteudos/enxadristas/index.php

SÉRIE: FAMOSOS ENXADRISTAS.


Magnus Carlsen.

A nova geração de enxadristas que inicia o século XXI não poderia ser melhor representada, Magnus Carlsen é atualmante o que pode se chamar de gênio. Aos 21 anos de idade, conseguiu fazer o que muitas pessoas apreceadoras do xadrez apenas sonham nesta idade, ser campeão do mundo FIDE, e liderar o ranking, à frente de jogadores realmente brilhantes.

Ainda com seis anos de idade, Magnus era um dos muitos garotos na Noruega que não gostavam de xadrez, ou melhor, não gostavam porque nunca tinha jogado, seu esporte era mesmo o futebol.

Mas e como ele foi parar no Xadrez? De acordo com o pai de Magnus, desde muito criança ele já era extremanente inteligente, com dois anos de idade ele conseguia montar quebra-cabeças com 50 pessas em questão de minutos, conseguia construir cenários deslumbrantes com lego, coisas meio difíceis de acontecer com crianças dessa idade. Magnus sempre foi uma criança muito concentrada, torcedor do Real Madri, um dos maiores clubes de futebol do mundo, ele nunca se interessou por outra coisa senão futebol, até que com 6 anos de idade seu pai lhe apresentou o xadrez, ele não gostou nada, e chegou a dizer que ele jamais jogaria xadrez. Sendo assim, voltou aos treinos de futebol, como fazia diariamente num clube perto de sua casa, até que aos 9 anos de idade, ele começou a mostrar um interesse pelo jogo do tabuleiro.

O garoto começou a mostrar um domínio tão grande daquelas peças no tabuleiro, que fascinou seu pai. Estava surgindo um prodígio. De acordo com grandes especialistas, um dos motivos pelo qual Magnus atingiu tamanha soberania no jogo, foi seus treinos jogando xadrez no computador. Uma vez Garry Kasparov disse que, se você treina com pessoas melhores que você, você tende a aprender, com Magnus não foi diferente, ele treinava com um computador, que é muito melhor do que qualquer ser humano, afinal, um computador pode "pensar" em mais de 100 milhões de possibilidades de movimentos por segundo.

Bom, falado isso, vamos à vida profissional de Magnus. Alguns entendidos de xadrez, chegaram a dizer que Magnus é capaz de memorizar mais de 500 mil jogadas difertentes, o que o torna um jogador excepcional, de acordo com as estatísticas, ele consegue visualizar o tabuleiro com 20 jogadas a frente, o que lhe dá uma vantagem confortável contra seu adversário.

Com 13 anos de idade ele já participava de diversos torneios mundo a fora, até que um dia ele foi convidado para participar de um torneio onde reuniria grandes nomes do xadrez, entre eles, as lendas Karpov e Kasparov.

Após ter derrotado facilmente alguns dos adversários presentes no torneio, chegou a hora de jogar contra Anatoly Karpov, aquele que durante 10 anos se manteve como melhor jogador do mundo. Em uma partirda muito bem disputada, Magnus mostrou a Karpov toda a sua diversidade de jogadas, o mestre do xadrez não acreditava no que estava acontecendo, ele estava perdendo para uma criança de 13 anos de idade. Após mais alguns movimentos, eis a surpresa, xeque-mate em Karpov. Fim de jogo, Magnus venceu.

O próximo adversário era ninguém mais, ninguém menos do que Kasparov. Os dois sentaram-se à mesa e foram ao jogo, após inúmeras jogadas, e duas horas de jogo, um resultado surpreendente, o jogo termina empatado. Kasparov se encantou tando com o que viu que, um dia após ter tido o empate, ele se ofereceu para treinar o garoto, ajudar a aprimorar suas técnicas. Juntando a visão que Magnus tinha do xadrez, com a ajuda de Kasparov, ele se tornou praticamente invencível.

No dia 26 de abril de 2004, ele alcançou o título de Grande Mestre, um dos títulos mais esperados por um enxadrista. Ainda mais quando se é um enxadrista de 13 anos de idade.

Ao longo de sua vida como profissional, seus melhores resultados (até dezembro de 2011) foram esses:

- Torneio de Linares em 2007, ficou em segundo lugar.
- Festival de Biel, também em 2007, ficou em primeiro lugar.

O torneio que foi disputado em Londres, no fim de 2009 tem o gosto mais especial para Magnus, pois ele conseguiu derrotar o grande astro do xadrez, o russo VladimirKramnik com um ponto de diferença, e foi essa vitória que o colocou no lugar mais alto do ranking da FIDE. Com isso, Magnus se tornou o enxadrista mais novo da história a se tornar o número 1, com 19 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário