Translate



RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ARTIGO 295 (ANO I, Nº 29, DE 15 DE AGOSTO DE 2010).

SÉRIE: FAMOSOS ENXADRISTAS.

Nigel David Short.

Até o aparecimento de Nigel David Short no mundo do xadrez profissional em 1984, a Inglaterra jamais havia tido um enxadrista tão habilidoso.

Nigel nasceu em 1965 na cidade de Leigh, condado de Lancashire. O gosto pelo xadrez sempre foi desde pequeno, pois sempre teve como ídolos grande enxadristas soviéticos. Nigel passou praticamente a infância toda treinando, praticando e se esforçando ao máximo para ser o melhor, ou pelo menos tentar ser o melhor.

Uma das grandes conquistas de Kasparov tem a mão de Nigel por trás. Era ele o treinador de Kasparov no Campeonato Mundial Juvenil que Kasparov faturou. Quando chegou sua vez de competir forte entre vários bons enxadristas, ele não fez feio, e em 1984 conquistou um o título de Grande Mestre.

Entre seus melhores resultados se encontram seus primeiros lugares no Aberto de Amsterdan 1982 (empatado com Hort; Baku, 1983, Esbjerg, 1984; e Wijk ann Zee, 1986, onde superou a Ljubojevic e Van der Wiel; Hastings 1987-88 e Hastings 1988-89.

Dificilmente seus feitos no xadrez serão esquecidos na Inglaterra, pois em 1985, um ano após ter conquistado o título de GM, ele se torna o primero jogador representando a Inglaterra a se classificar para o Torneio de Candidatos, que aconteceu na França.

Seu melhor ano foi 1991. No ciclo de Candidatos eliminou seu compatriota Jonathan Speelman e ganhou o Torneio de Amsterdan, empatado com Salov e a frente de Karpov , Kasparov, Korchnoi e Timman. Um ano depois eliminou a Karpov na Semi-final dos Candidatos, primeiro, e a Timman depois, na final. Isto lhe deu o direito de enfrentar Kasparov, no Campeonato do Mundo da PCA que se realizou em Londres.
Depois de cair ante ao russo, deu a impressão de encontrar-se em má forma, o que foi desmentido por suas apresentações seguintes em diferentes torneios, onde conseguiu vitórias sólidas e mostrou ser realmente o melhor da Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário