Translate



RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ARTIGO 298 (ANO I, Nº 29, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2010).

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:

http://soxadrez.com.br/conteudos/enxadristas/index.php

SÉRIE: FAMOSOS ENXADREISTAS.


Ruslan Ponomariov.

Recebendo o título de Grande Mestre Internacional com apenas 14 anos de idade, o ucraniano Ruslan Ponomariov tornou-se o mais jovem enxadrista a receber este título, feito que até hoje ninguém conseguiu superar.

Ruslan foi um dos garotos prodígios da sua época, conseguiu feitos que quase ninguém poderia imaginar que algum enxadrista poderia fazer com tão pouca idade.

Filhos de um pai engenheiro e uma mãe professora, Ruslan foi criado em um ambiente altamente propício ao xadrez, à noite, seus pais jogavam longas partidas, algo que foi chamando a atenção de Ruslan. Em contrapartida, sua irmã em nada se interessava pelo jogo.

Vendo o interesse de seu filho, o pai de Ruslan começou a ensiná-lo a jogar até que ele soubesse todos os movimentos básicos e outras coisas simples para um iniciante em xadrez. Foram vários meses treinando até ele ter a sua primeira disputa oficial. Ruslan participou de um torneio que reuniu 128 jogadores, era o Campeonato Mundial Individual Absoluto da Fide, realizado em 2001, e a primeira fase desse campeonato seria realizada em Moscou, tendo a duração de 3 semanas.

Ruslan venceu esse torneio, e juntamente com outros resultados obtidos em torneios diferentes, ele veio a tornar-se o número 19 do mundo no ranking da FIDE. Mas ser o décimo nono do mundo ainda não era o seu grande feito, seu grande feito aconteceu com 18 anos de idade, quando ele simplesmente conquistou o título mundial, e tornou-se então, o enxadrista mais novo da história a ser campeão do mundo de xadrez.

O Campeonato Mundial foi disputado na Rússia, na cidade de Moscou, entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2002. Reuniram-se os melhores jogaderes do mundo, e por ter uma boa colocação no ranking, Ruslov também participou.

Até chegar a grande final, Ruslov foi empilhando vitórias, deixando jogadores experiente de queixo caído com as habilidades do jovem ucraniano. As vitórias foram tantas, que obviamente ele conseguiu chegar na final do campeonato, e seu adversário era Vassily Ivanchuk.

Após ter ganho o título, Ruslan deu uma entrevista a uma revista russa, na qual disse que, no momento da decisão, ele deveria mostrar ao mundo que poderia ser melhor que Kramnik e Kasparov. Pode ter sido um pouco de demazia da sua parte, se comparar a Kasparov, mas veradade é, que ele não só conquistou o título mundial, como deu uma aula de xadrez para o mundo todo. Ele venceu seu compatriota por 4,5 a 2,5 pontos.

Entretanto, o jovem ucraniano mostrando altou grau de discernimento estava convicto que somente chegou à decisão devido ao sistema atual de disputa do mundial, em matches eliminatórios. Ele considerou que “em outro sistema de disputa seria muito difícil para mim, com apenas 18 anos, estar jogando uma final de mundial”.

De acordo com os especialistas que assistiram a partida da final naquele dia, disseram que Vassily Ivanchuk havia sido muito mais criativo,e tinha feito melhores jogadas ao longo do jogo, porém, teve um problema muito sério, que alguém que deseja ser campeão não pode ter, ele ficava nervoso a cada jogada importante. Se aproveitando disso, Ruslan começou a ganhar terreno e por fim deu o tão temido xeque-mate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário