Translate



RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

ARTIGO 273 (ANO I, Nº 27, DE 23 A 31 DE JULHO DE 2010).





Postado por Alessandro Silvério.

Fotografia de Moreevane Moreira.

FOTOS DA PRAÇA 7, NO CENTRO DA CAPITAL DE MINAS GERAIS: BELO HORIZONTE.

História Praça 7.
By jefferson otoni

Escrito por Alessandro Silvério. Registro de jornalista: 12181/MG

História da Praça Sete e o tradicional jogo de xadrez.

Belo Horizonte conserva em seu centro o Obelisco, popularmente apelidado de o pirulito da “Praça 7”, monumento comemorativo do centenário da Independência do então prefeito de Belo Horizonte, o engenheiro Olegário Dias Maciel. O Obelisco ao longo de sua história foi palco de várias manifestações políticas e aclamações sociais, além de campanhas.

Distinto ponto de atração da Praça Sete de Setembro são os tabuleiros de xadrez que compõe o cotidiano de todas as pessoas que circulam diariamente pelo centro da capital. Segundo os jogadores que freqüentam a região, há pessoas curiosas que param para apreciar uma partida de xadrez e há aqueles que faltam pegar na peça do jogador para divulgar que “aquela” peça deve ser mexida. Segundo jogadores mais práticos do assunto como o Sr. João (dono de um dos pontos de xadrez e Damas da “Praça 7″), estas pessoas são vulgarmente chamadas de “Sapos”. Por isto, quem da um “sapo” dá um “palpite”. Segundo os jogadores, o palpite será respeitado de acordo com o nível do “sapo” (jogador iniciante ou experiente).

Segundo Franklin Pacífico, um dos jogadores que fez parte da fundação do jogo de Damas e xadrez na Praça Sete de Setembro, o jogo de xadrez foi incluído na “Praça 7″ na década de 70 devido aos jogadores de Damas, que levavam na época, seus próprios tabuleiros e peças de Damas. Dentre os principais jogadores da época, Franklin cita Antônio Alves Teixeira, João Ramalho, Pedro Paiva, e “Carlinhos do açougue”. Por isto, Franklin afirma que o jogo de Damas foi o percussor na “Praça 7”. Logo então surge o jogo de xadrez atraindo jogadores de todos os cantos de Minas Gerais com intenção de encontrarem bons jogadores na “Praça 7”. Sr. João informa que há aproximadamente 80 jogadores que freqüentam diariamente a “Praça 7” que estão situados nos quarteirões fechados da Carijós entre Amazonas e São Paulo, Rio de Janeiro entre Afonso Pena e Tamoios e Carijós entre Espírito Santo e Afonso Pena. Para os jogadores apaixonados por Damas e Xadrez o custo da hora é de R$ 1,00.

Sr. João informa que a expansão do xadrez como matéria disciplinar nas escolas é de grande importância: “a inclusão é muito importante porque ajuda a criança e o adolescente a desenvolver vários aspectos da sua educação ou comportamento humano, como o relacionamento direto com as pessoas. O esporte intelectual coloca a criança em confronto direto com outras crianças ou pessoas e desenvolve muito mais rápido o relacionamento social que é pouco praticável no Brasil como um todo”.

As escolas brasileiras expandem a grade curricular e vêm paulatinamente incluindo o jogo de xadrez como matéria interdisciplinar. Vemos que as escolas que já adaptaram esta modalidade vêm ganhando mais espaços e adeptos para este jogo intelectual devido à melhora comportamental de seus alunos, deixando de ser matéria opcional para se tornar matéria regular como é o caso da Escola Internacional de Goiânia e do Centro de Ensino Médio do 404, de Santa Maria do Sul, uma região considerada carente do Distrito Federal que ganhou prêmio Globo Ciência concebido pelo Ministério da Educação em 2004 que empreendeu R$ 30 mil reais na escola. A escola informou que foi reduzido em quase 20% a evasão escolar e a repetência, além de trazer melhoria nas notas dos colegiados. O projeto na escola sem ajuda financeira na época de 1999 alcançou um grande passo em resultado educacional e também financeiro como vemos no texto.



REFERÊNCIA:
http://www.p7chess.com.br/historia-praca-7/
http://www.p7chess.com.br/wp-content/uploads/2010/07/DSC002772.jpg


http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.p7chess.com.br/wp-content/uploads/2010/05/pra%C3%A7a-2.jpg&imgrefurl=http://www.p7chess.com.br/&h=2736&w=3648&sz=749&tbnid=Edwira8ATN7RrM:&tbnh=98&tbnw=130&prev=/search%3Fq%3DFOTOS%2BDO%2BXADREZ%2B%252B%2BPRA%25C3%2587A%2B7%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=FOTOS+DO+XADREZ+%2B+PRA%C3%87A+7&docid=vvGvL1jZla_dqM&hl=pt-BR&sa=X&ei=vKkET8_0Baj40gHDlYWQDw&sqi=2&ved=0CCwQ9QEwAA&dur=2975

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário