Translate



RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

ARTIGO 271 (ANO I, Nº 27, DE 23 A 31 DE JULHO DE 2010).

HISTÓRICO DO CLUBE DE XADREZ DE BARREIRAS - CXB.




Barreiras, cidade pólo da Região Oeste da Bahia, a 870 Km de distância de Salvador, e a 630 Km de Brasília, com uma população em torno de 130.000 habitantes. Região que se destaca no cenário nacional na área do Agronegócio, com uma matriz produtiva diversificada e distribuída em 1,6 milhão de Há agricultados, com destaque para a produção de grãos, em especial o soja e o algodão, que representa 3,5% da produção nacional. Sua população hoje é formada de pessoas procedentes de vários estados, destacando–se a região sul do país, de onde fazendeiros, agricultores e empresários vieram atraídos pela grande extensão de terra aqui existente.

Nossa história teve destaque no inicio do ano de 1997, quando um enxadrista, cansado de procurar jogadores, teve a iniciativa de publicar um anuncio na mídia local, permitindo assim o encontro de um pequeno grupo de enxadristas, que promoveram com sucesso o 1º Torneio de Xadrez, e resolveram então fundar este Clube de Xadrez de Barreiras, em 20 de maio de 1997.

O Clube de Xadrez de Barreiras, entidade social e sem fins lucrativos, tem como objetivo divulgar e incentivar a pratica saudável do Xadrez, principalmente aos estudantes, buscando o envolvimento e participação das escolas particulares, e depois focando nas escolas públicas Municipais e Estaduais, e as entidades assistenciais, como forma de inclusão social.

Desde a fundação o clube teve varias sedes, onde foram realizados em media de 3 a 4 torneios e campeonatos por ano, sendo o Campeonato Estudantil Anual o de maior participação, ( veja relação completa e fotos no item Resultados ), exceto nos anos de 2004 e 2005, em que o Clube ficou pr aticamente inativo, em função de dificuldade operacionais. Registramos que nestes 08 anos iniciais foram realizados 21 Torneios, com a participação de 627 enxadristas.

Em abril de 2006, com a mobilização e a determinação de seus alguns associados, e a formação e posse da nova Diretoria, presidida pelo Eng Carlos Barros Rodrigues, o clube retomou suas atividades com força total, e agora com nova sede no clube ABCD, no centro da cidade. Com uma visão mais atualizada, e o objetivo de divulgar e inserir o Xadrez, em todas as camadas da Sociedade de Barreiras e Região, e com um ambicioso plano de trabalho, conseguimos promover ainda neste ano, 04 torneios com a participação recorde de 189 enxadristas.

Em 2007 o Clube de Xadr ez de Barreiras, comemorou 10 anos com grandes realizações, cumprindo um calendário com 8 eventos de porte ( veja relação nos itens Resultados ou Calendário ), alem da: inclusão do Xadrez com esporte nos jogos estudantis APEF e JEB, a divisão do torneio Relâmpago em 5 etapas, e inclusão da Copa Sigma. Na parte administrativa conseguimos a regularização contábil do clube - CNPJ, o registro de um domínio próprio, o novo site: www.cxb.org.br, que passou a ser o portal e o canal de relacionamento e informações para todos os enxadristas da região, e culminado com u ma participação recorde de 526 enxadristas, superando nossas expectativas e todos os registros anteriores.

Em 2008 o CXB, ousou com a realização de 11 eventos de porte ( veja relação no item Resultados ou Calendário ), alem da: consolidação do Xadrez como esporte nos jogos estudantis JEB, e no APEF 1ª e 2ª etapa/regional, a ampliação do torneio Relâmpago para 7 etapas, a II Copa Sigma, o I Torneio Duque de Caxias no 4º BEC, o inédito Torneio por Equipes. Ministramos ainda palestras e oficinas de Xadr ez, em congressos e seminários Regionais de Matemática junto a UNEB, UFBA, FASB e SBEM. Conseguimos implantar o Projeto Xadrez Social, na comunidade Conjunto Habitacional Rio Grande, com 30 participantes, que alem das aulas aos sábados, recebem lanche, tudo isto em parceria com a liderança local. Fechamos o ano
com chave de ouro, registrando a participação recorde de 742 enxadristas, representando um incremento de 41%, renovamos ainda o registro do Clube junto a FBX – Federação Baiana de Xadrez, e a reeleição da atual Diretoria com pequenas alterações, para o próximo biênio.

Em 2009, o CXB superou o planejado, com a realização de 15 eventos de porte ( veja relação no item Resultados ou Calendário ), além do Xadrez como esporte nos jogos estudantis JEB e JEEP em Barreiras, ampliamos para a OILEM em Luiz Eduardo Magalhães com recorde de 189 estudantes, e o JERP etapa regional da DIREC25. Realizamos o V Torneio Relâmpago com 7 etapas, a III Copa Sigma, o II Torneio Duque de Caxias no 4º BEC. Ministramos ainda palestras e oficinas de Xadrez, em congressos e seminários Regionais de Matemática junto a UNEB, UFBA, FASB. Mantivemos e ampliamos o Projeto Xadrez Social, na comunidade Conjunto Habitacional Rio Grande, agora com 40 participantes, e a I Copa do Projeto Xeque Mate. O ponto alto de 2009 foi a aprovação da Lei 846 do Projeto Xadrez Escolar nas Escolas Municipais de Barreiras, cuja solenidade de lançamento oficial dia 29 julho, na Casa da Cultura, com a presença da Prefeita Municipal, autoridades, professores, estudantes, enxadristas, e com a Palestra do Presidente do CXB e co-autor do Projeto o Eng. Car los Barros Rodrigues. Acompanhamos ainda a implantação da 1ª etapa do Projeto, contemplando 08 escolas e 4000 alunos, cuidando da especificação do material e ainda da capacitação de 80 professores municipais, de Matemática e Educação Física, para trabalharem o Xadrez de forma didática e pedagógica dentro de suas disciplinas. Conseguimos ainda pela primeira vez viabilizar a participação de 04 enxadristas representantes da região na Final do Baiano Absoluto em Salvador. Ampliamos nossa representação externa, com a indicação do Presidente CXB, como Vice Presidente OESTE da Federação Bahiana de Xadrez - FBX, que ainda obteve o registro deÁrbitro No 373 da Confederação Brasileira de Xadrez – CBX, selando uma melhoria na qualificação técnica e Arbitragem de nossos eventos, e fechamos o ano registrando novo recorde de participação com 904 enxadr istas, representando um incremento de 22 %.

Em 2010, superamos novamente o planejado, com a realização de 12 eventos ( veja relação no item Resultados ou Calendário ), mantendo o Xadrez como esporte nos jogos estudantis JEB e JEEP em Barreiras, o OILEM em Luiz Eduardo Magalhães, e o JERP etapa regional da DIREC25. Realizamos o VI Torneio Relâmpago com 7 etapas, o III Torneio Duque de Caxias no 4º BEC. Concluímos em maio o Curso de Extensão de Xadrez na UNEB, com 60 horas, e formatura e certificação de 32 participantes, ministrado pelo Professor Carlos Barros e Monitor Jailton Silva. Ministramos ainda palestras e oficinas de Xadrez, em congressos e seminários Regionais de Matemática junto a UNEB, UFBA, FASB. Mantivemos o Projeto Xadrez Social, na comunidade Conjunto Habitacional Rio Grande, agora com 40 participantes, e a II Copa do Projeto Xeque Mate. Acompanhamos o Projeto Xadrez Escolar nas Escolas Municipais de Barreiras, junto a Secretária de Educação, e também a qualificação e certificação dos Monitores de Xadrez no Projeto Mais Educação. Conseguimos repetir a participação de 04 enxadristas representantes da região na Final do Baiano Absoluto em Salvador, com um magnífico 5º lugar do enxadrista Rafael Assis de 18 anos. Mantivemos n ossa representação externa, com nosso Presidente CXB, como Vice Presidente OESTE da Federação Bahiana de Xadrez - FBX, e fechamos o ano registrando novo recorde de participação com 943 enxadristas, representando um incremento de 4 %.

Para 2011 esperamos repetir um amplo calendário com pelo menos 13 grandes eventos, com várias novidades e melhorias, focando sempre na maior participação dos enxadristas, e atuando como identificador e facilitador na participação dos nossos destaques nos torneios Estaduais da FBX, e eventos Nacionais da CBX. Alem disso vamos para a 2ª Etapa do Projeto XADREZ
ESCOLAR – junto com a Secretária Municipal de Educação de Barreiras, ampliando para outras Escolas Municipais, e ainda o Projeto XADREZ SOCIAL – que em parceria com nossos Patrocinadores, vamos ampliar junto as entidades carentes e assistenciais.

Após o recesso de final de ano, o Clube de Xadrez de Barreiras, volta a funcionar em março, sempre as 5ª feiras no clube ABCD – Centro, a partir das 19 h, com orientação e aulas de xadrez para iniciantes, e atendimento aos visitantes e interessados, e as 19:30 h iniciaremos os jogos e torneios oficiais. Estando a disposição para qualquer assunto relativo a xadrez, e aproveitamos para convidar os enxadristas e interessados na pratica saudável do Xadrez , e também registrar e agradecer o Apoio e Patrocínio de varias entidades, empresas e imprensa, que conhecem, acreditam e associam sua marca a este propósito único de responsabilidade social.

Diretoria CXB




MARÇO DE 2011.

CXB - Clube de Xadrez de Barreiras - Avenida Coronel Magno, 208 - ABCD - Centro - Cep: 47800-000 - Barreiras - BA
( aberto todas as quintas-feiras a partir das 19:00 hs )

REFERÊNCIA:
http://www.cxb.org.br/index.php?id=historico

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário