Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A captura en passant (do francês, na passagem) é uma captura especial de peões no jogo de xadrez. O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move. Entretanto, os peões adversários podem capturar o peão que anda duas casas como se este tivesse andado apenas uma casa, caracterizando uma captura en passant.
1. Estado inicial: peão branco na casa e5 e peão negro na sua casa inicial em f7.
2. O peão negro tenta passar pelo peão branco avançando duas casas em seu lance inicial: f7 - f5.
3. O peão branco, usando a regra do en passant, toma o peão negro: e5 x f6 (e.p.)
Suponha um peão branco em e5, um peão avançado, portanto. Se o enxadrista de negras jogar o peão de f7 para f5 (avançando duas casas no primeiro lance do peão), o enxadrista de brancas tem permissão para capturar este peão, colocando seu próprio peão de e5 em f6, e anotando uma captura (e.p.) (abreviatura para en passant). Se, no lugar de ter jogado f5, as negras tivessem jogado d5, com o peão também saindo de sua posição inicial em d7, novamente o peão das brancas poderia capturar en passant.
A captura en passant é admitida somente imediatamente ao avanço de duas casas do peão adversário, ou seja, se o peão que avançou duas casas de uma vez não for tomado no próximo lance, a tomada en passant deste peão não mais poderá ser realizada, ou seja, a captura en passant não pode ser adiada para os lances subseqüentes
PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/En_passant
Nenhum comentário:
Postar um comentário