Translate



RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

quinta-feira, 4 de março de 2010

ARTIGO 83 - TORNEIO DE XADREZ PARA RATING FIDE (ANO I, Nº 009. DE 1 A 7 DE MARÇO DE 2010).

REPORTAGEM DE PAIXÃO BARBOSA.
REPORTAGEM REALIZADA EM: 30/04/2009 às 10:29

Começa nesta sexta-feira (dia 1º), em Salvador, o primeiro torneio de xadrez para formação de rating Fide (o ranking internacional do esporte) já realizado na Bahia, destinado a permitir que enxadristas baianos se qualifiquem para fazer parte do quadro de ranqueados da Federação Internacional de Xadrez (Fide). A competição, que terá sua primeira rodada começando às 8hs, é fechada, isto é, só podem participar 12 jogadores, previamente inscritos, dos quais quatro já possuem o rating Fide e oito que aspiram integrar o quadro.

Embora seja uma competição fechada, as partidas poderão ser acompanhadas por qualquer pessoa interessada no jogo de xadrez, por isto o acesso ao local será livre.

O torneio será disputado no sistema Shurig, no qual os enxadristas jogam todos contra todos, em 11 rodadas, e, para obter o rating, os oito aspirantes precisam fazer pelo menos 1 ponto nas partidas que disputar contra os jogadores já ranqueados. Outra novidade é o tempo de reflexão, que será de 1h30min, mais o acréscimo de 30 segundos para cada lance realizado, o que exigirá a utilização de relógios digitais em todas as mesas.

Atualmente, a Bahia possui apenas 14 enxadristas com rating internacional, entre os quais os Mestres Fide Paulo Jatobá e Daniel Góes, e o propósito da Federação Bahiana de Xadrez é aumentar este número de forma substancial até o final do próximo ano (a meta é chegar a pelo menos 50 enxadristas ranqueados), o que é importante para dar novo status ao xadrez baiano, em relação ao quadro nacional. Para isto, além deste, a FBX já programou outro torneio, nos mesmos moldes, para o segundo semestre (em setembro), além de estar intensificando a realização de competições que somam pontos para os ratings da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Fide.

Para realizar o torneio, a Federação Bahiana de Xadrez contou com o apoio do Instituto Social da Bahia, instituição de ensino que tem estimulado a prática do jogo entre seus alunos e cedeu as instalações onde serão realizadas todas as partidas. A competição terá duas etapas: a primeira vai desta sexta-feira até domingo (dia 3) e a segunda acontecerá entre os dias 16 e 17 próximos. Também estão apoiando o evento a Sigma Relógios, e a Oficina Fiaes. A Chess Events é a empresa responsável pela coordenação do torneio.


PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
http://www.atarde.com.br/esporte/noticia.jsf?id=1135573

Nenhum comentário:

Postar um comentário