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RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

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quarta-feira, 26 de maio de 2010

ARTIGO 174 - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL E O JOGO DE XADREZ (ANO I, Nº 17. DE 8 A 14 DE MAIO DE 2010).

"Tópicos Especiais em Engenharia de Produção" (IND1021).

Planejamento, Estratégia, Heurística e Xadrez.



Prof. Roberto Cintra Martins.





1. Objetivo Geral.



O objetivo geral da disciplina é possibilitar aos estudantes acesso a conceitos, procedimentos e métodos voltados para a aplicação no planejamento e na tomada de decisões em diferentes níveis, tanto no xadrez, como nas organizações e em situações do dia-a-dia.



2. Objetivos Específicos.


Ensino do xadrez sem que seja necessário nenhum conhecimento prévio
Através do ensino do xadrez, permitir uma discussão geral sobre planejamento na tomada de decisões no tabuleiro, nas organizações e em outros contextos, utilizando conceitos tais como espaço e tempo, harmonia, desenvolvimento, comunicação, relatividade, energia e atividade.
Promover o estímulo ao discernimento entre metas de curto, médio e longo prazo tanto no xadrez como no planejamento organizacional (níveis operacional, tático, estratégico e normativo).
Entender o xadrez, assim como o método científico, não como mera busca da vitória, mas como busca da verdade, sem concessão para o "truque", o simulacro, o sofisma
Problematizar e debater questões como:


A relação eu e o outro: adversário ou parceiro?
Guerra e paz no tabuleiro: vitória ou derrota?
Entender a relação entre a evolução do xadrez e a do pensamento humano, com ênfase para a evolução de idéias e teorias referentes ao planejamento e à estratégia

3. Público.

Trata-se de disciplina optativa para os alunos de Engenharia de Produção, podendo também se inscrever nela alunos de qualquer departamento da PUC.


4. Pré-requisitos.

Não há pré-requisitos e não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre xadrez.


5. Conteúdo.

História do xadrez. As regras do jogo e seus movimentos.

Breve introdução à história das ciências da decisão e do planejamento.

Primeira prática de partidas de xadrez entre os alunos, a serem comentadas.

Apresentação de problemas "fora do tabuleiro" de resolução tipicamente heurística.

Introdução à estratégia no xadrez: conceitos e princípios.

A relação entre a evolução da estratégia no xadrez e nas demais atividades humanas: sociedade, economia, empresas, guerra.

Entendimento do desenvolvimento da estratégia através da apresentação e explicação de partidas de interesse histórico.

A tática no confronto entre as peças. A importância da flexibilidade da estratégia com relação à tática. O cálculo como conseqüência da compreensão. O cálculo advindo da compreensão do significado do contexto: apreender o sentido apontado pelo contexto.

Tática, estratégia e as questões lógico-computacionais no xadrez: elementos de teoria dos jogos, modelos, árvores de decisão, algoritmos e heurística.

Segunda prática de partidas entre os alunos, a serem comentadas.

O nível normativo do planejamento e o xadrez:

A relação entre a evolução do xadrez e a do pensamento humano
Busca da vitória "versus" busca da verdade no xadrez e nas organizações
A relação eu e o outro: adversário ou parceiro? (concorrência "versus" aliança)
A busca da verdade como trabalho cooperativo
O mate como finalidade mas não como encerramento do xadrez: aprendendo com as derrotas
Xadrez como ferramenta e caminho no ensino, na educação e na formação ética, humanística e científica.
A importância da concentração, da serenidade e do discernimento no xadrez e na tomada de decisão.
6. Descrição : Principais Características da Disciplina.

A disciplina será constituída por aulas expositivas e por práticas de partidas de xadrez, onde irá se desenvolver a capacidade de utilização de conceitos, procedimentos e métodos de tomada de decisões em diferentes níveis.

Na realização das práticas, os alunos serão encorajados a confiar em sua própria iniciativa, ao mesmo tempo em que serão iniciados na convivência com partidas e idéias de grandes mestres, que constituem o eixo da evolução histórica do xadrez.

A relação com o planejamento e a tomada de decisões em diferentes níveis deverá ser explicitada e discutida a cada passo na disciplina.


7. Bibliografia.


O aluno poderá consultar os seguintes livros como apoio:


O. G. D'Agostini, Xadrez Básico, Ediouro, Rio de Janeiro, 2002.

Flávio de Carvalho Júnior, Iniciação ao Xadrez, Summus Editorial Ltda., 1982.
M. Czerniak, "El Final", Editora Sopena, Buenos Aires.
P. Keres, "Finales Practicos", Editorial Fundamentos, Madrid, 1980.

J. R. Capablanca, "Chess Fundamentals", G. Bell and Sons Ltd., 1962.


A. Katov, M. Yodovich, "The Soviet Chess School", Raduga Publishers, Moscou.


D. Plisetsky, S. Voronkov (orgs.), "Russians versus Fischer", Chess World, Moscou, 1994.


Será disponibilizado também material na pasta 1361 da COPIA DIGITAL.


8. Avaliação.


A avaliação do aproveitamento feita pelo professor será expressa por meio de dois graus de qualificação, apresentados numericamente, em escala de zero (0) a dez (10), do seguinte modo:

a) o primeiro grau de qualificação, de peso dois (2), representando o aproveitamento de aluno na disciplina, será obtido através de testes, relatórios, trabalho ou prova realizada no meio do período letivo, tendo em vista um programa parcialmente lecionado;

b) o segundo grau de qualificação, de peso três (3), resultante de prova escrita, oral ou de projeto e sua defesa, cobrindo toda ou parte da matéria lecionada no período letivo. Neste grau podem ser incluídos testes e relatórios relativos a programa parcialmente lecionado;

c) o Grau Final será calculado conforme um dos dois casos a seguir:

c-1) Se o segundo grau for igual ou maior que três (3,0), o Grau Final será a média ponderada das duas avaliações, de acordo com os itens anteriores.

c-2) Se o segundo grau for menor que três (3,0), o Grau Final será calculado tendo o primeiro grau peso um (1) e o segundo grau peso três (3).


Obs. A participação nas aulas e a realização de práticas, exercícios e trabalhos devem assegurar o bom aproveitamento na disciplina.� Este é comprovadamente o método mais simples, mais seguro e mais fácil para um bom aprendizado e para a obtenção de um bom conceito. Cada aula é importante para o acompanhamento do conteúdo: as aulas são elos de uma "corrente" que não deve ser quebrada em nenhum ponto!

Tendo isso em vista, será realizado o controle de freqüência às aulas e a aprovação na disciplina está condicionada � freqüência do(a) aluno(a) a no mínimo 75% das aulas dadas.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
http://www.ind.puc-rio.br/pagina.aspx?id=ind1021_2010_1-1.html

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