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quarta-feira, 26 de maio de 2010

ARTIGO 181 - O JOGO DE XADREZ COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER E AMPLIAR A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO (ANO I, Nº 018. DE: 15 A 21 DE MAIO DE 2010)

O jogo de xadrez como possibilidade de desenvolver e ampliar a cultura corporal de movimento
16.12.2009

Autor e Co-autor(es):
Autor pedro sergio bezerra NATAL - RN ESC MUL PROF ANTONIO SEVERIANO
Co-autor(es) Suely Lago Nobre de Araújo


Estrutura CurricularO jogo de xadrez como possibilidade de desenvolver e ampliar a cultura corporal de movimento
16.12.2009

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo.

Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver as capacidades de interação, criação , cooperação, como também o aspecto motor de forma geral;

Identificar, através de pesquisa na internet, a origem, o histórico , regras e o jogo do xadrez;

Conhecer o tutorial do projeto xadrez livre disponível no Linux Educacional 3.0

Realizar jogos de xadrez utilizando o software do projeto xadrez livre;

Realizar jogo de xadrez utilizando o tabuleiro padrão;

Desenvolver o jogo de xadrez utilizando o próprio corpo e reproduzindo o movimento das peças, através da ressignificação do movimento corporal;

Vivenciar no Parque das Dunas(Reserva ambiental), um jogo de xadrez com peças gigantes disponibilizadas no referido parque;

Duração das atividades
06 aulas de 60 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Foi realizado um levantamento das informações acerca do conhecimento dos alunos em relação a história do xadrez, partindo da leitura da lenda pelos alunos no nível alfabético e através da contação da mesma para os não alfabéticos.

Estratégias e recursos da aula.
Vivência 1.

Conduzimos os alunos à sala de informática para que pudessem descobrir e pesquisar sobre o jogo de xadrez. Como meio facilitador, utilizamos o software do projeto xadrez livre disponível no Linux Educacional 3.0/MEC. Posteriormente foram utilizados outros sites de busca com o intuito de ampliar os conhecimentos, tais como: http://www. cbx.org.br e www.clubedoxadrez.com.br.

No primeiro momento foi realizada a explanação da lenda do xadrez para atender aos alunos que ainda não estavam alfabetizados convencionalmente, enquanto os outros acompanhavam pelo tutorial disponível no computador.

Vivência 2

No laboratório de informática, foi vivenciado o jogo de xadrez através do software mencionado anteriormente.

A realização do jogo foi feita de várias formas como: xadrez em duplas, com anotações das jogadas, individual e utilizando-se dos vários níveis propostos.

Vivência 3

Na sala de aula, jogamos o xadrez com o tabuleiro padrão, em duplas com tabuleiro mural, de olhos vendados com ajuda de um colega, etc.

Vivência 4

Realizamos uma aula na quadra de esportes, onde os alunos reproduziram os movimentos das peças do xadrez.

Os alunos procuraram imitar os movimentos das peças em determinados espaços da quadra sem perder as características das mesmas e suas regras específicas. Após esse momento foi realizada uma partida com os alunos fazendo o jogo com o movimento dos seus próprios corpos.

Vivência 5

Visitamos o Parque das Dunas tendo em vista a realização do jogo no tabuleiro gigante lá existente.

Vivência 6

A culminância do trabalho se deu com apresentação para toda comunidade escolar, bem como num painel disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação.


Recursos Complementares
Laboratório de informática com acesso à internet e software do Projeto Xadrez Livre- Linux Educacional 3.0/MEC;

Tabuleiros de xadrez disponíveis na escola;

Tabuleiro gigante confeccionado com tecido(TNT);

Estrutura disponível no Parque das Dunas.

Avaliação
Participação dos alunos nas atividades verificando a cooperação, o envolvimento e a interação durante todas as vivências. Verificando também, as capacidade motoras amplas e fina, bem como a noção espaço temporal.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15189

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