Translate

RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.

FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

quarta-feira, 7 de abril de 2010

ARTIGO 123 - ROBOT 'PORTUGUÊS' JOGA XADREZ COM HUMANOS E MOSTRA EMOÇÕES (ANO I, Nº 013. DE 1 A 7 DE ABRIL DE 2010.

TEXTO DE CELSO RENATO.
Um robot 'português' vai ensinar e jogar xadrez com humanos, adaptando-se ao nível de competição do adversário e mostrando emoções e expressões faciais durante a prova. A ideia é ser um verdadeiro "companheiro" de jogo interativo.

O projeto está a ser desenvolvido no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, do Instituto Superior Técnico.


É aqui que 'mora' desde há um ano o iCat, um robot amarelo com sobrancelhas, pálpebras e boca. O robot mostra várias emoções através de expressões faciais, como felicidade, descontentamento ou surpresa, conforme as jogadas do seu adversário.


"Vamos jogar xadrez" é um convite que o iCat tem feito aos investigadores portugueses envolvidos no projeto e em várias demonstrações com crianças, no âmbito da iniciativa 'Living With Robots And Interactive Companions' (Viver com Robots e Companheiros Interativos).


Iolanda Leite é uma dessas investigadoras, que explicou à Lusa que o projecto tem uma duração de quatro anos e meio e envolve 10 parceiros de outros países, como Alemanha, Polónia, Reino Unido e Hungria.


Por estar concentrada no desenvolvimento do modelo emocional e de um comportamento credível por parte do robot, a equipa portuguesa desconhece quando é que o iCat pode chegar a qualquer casa, como já aconteceu com outro dos seus companheiros interativos, o dinossauro Pleo, desenvolvido no âmbito do mesmo projeto. O preço do dinossauro ronda os 240 euros.


O plano é também transformar estes companheiros mais ou menos reais em virtuais para estarem sempre acessíveis em computadores portáteis. No futuro, o iCat também pode vir a disputar outros jogos e "lembrar-se" dos seus adversários.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIAS:
fonte:http://www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn01013203310109
http://xadrezvencedor.blogspot.com/2009/01/178-robot-portugues-joga-xadrez-com.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário