Translate



RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ARTIGO 76 - BIOGRAFIA DE VISWANATHAN ANAND - RESUMO (ANO I, Nº 008. DE 22 A 28 DE FEVEREIRO DE 2010).


Viswanathan Anand, também conhecido como Vishy Anand, (Nasceu em 11 de Dezembro de 1969, Chennai) é um grande mestre de xadrez indiano.
FOTO 141.

Carreira
A ascensão de Anand no mundo do xadrez indiano foi meteórica. Sucessos de nível nacional cedo apareceram, em 1983, aos catorze anos de idade venceu o campeonato de xadrez indiano (categoria sub-junior) com um registro de 9/9. Tornou-se no indiano mais jovem de todos os tempos a obter o título de International Master com quinze anos, em 1984. Com dezesseis anos tornou-se campeão nacional, título que ganhou mais duas vezes. Por também jogar na velocidade blitz (o tempo para terminar o jogo é muito reduzido, 5 minutos), ganhou a alcunha de “Lightining Kid” (rapaz relâmpago, uma vez que na Índia em vez de se utilizar o termo blitz, utiliza-se o termo lightining). Em 1987, foi o primeiro indiano a ganhar o Campeonato do mundo de xadrez júnior. Aos dezoito anos tornou-se o primeiro Grandmaster indiano.

Anand, apareceu nos maiores escalões do xadrez no início da década de 1990, ganhando torneios de prestígio como o Reggio Emilla em 1991 (à frente de Garry Kasparov e Anatoly Karpov, que estavam em grande forma). Apesar de jogar a tão alto nível não abrandou, continuando a jogar na velocidade blitz.

Entre os seus sucessos mais recentes em torneios contam-se a vitória em Dortmund em 2004, bem como as vitórias em 2003 e 2004 no prestigiado Corus chess tournament (Wijk aan Zee).

Na Índia Viswanathan Anand é visto como uma celebridade, ao nível dos melhores jogadores de críquete.

Anand tem estado no top-cinco do ranking já há uma década, sendo a maior parte desse tempo passado no top-três. Anand tem sido o jogador não russo mais forte desde Bobby Fischer. Como Fischer, também Anand ganhou por três vezes o 'Chess Oscar (literalmente, Oscar do xadrez, um importante prêmio que distingue anualmente um jogador de xadrez encarado como superior aos outros nesse ano), nos anos de 1997, 1998 e 2003.


Campeonatos do Mundo de Xadrez
Viswanathan Anand é o atual campeão mundial de xadrez, após ter batido Vladimir Kramnik por 4,5-1,5 no match realizado em Outubro de 2008. Viswanathan Anand qualificou-se para a final do Campeonato do Mundo de Xadrez da PCA (Professional Chess Association) após ter levado de vencida na qualificação Michael Adams e Gata Kamsky. Em 1995, jogou a final contra Kasparov no World Trade Center em Nova Iorque. Após um início marcado por oito empates (um recorde em matches a contar para o campeonato do mundo), Anand venceu o nono jogo, perdendo depois quatro dos cinco jogos seguintes, cifrando-se o resultado do match numa derrota por 10,5–7,5.

Após várias tentativas frustradas por pouco, Anand conseguiu finalmente vencer o campeonato do mundo da FIDE em 2000, após ter batido Alexei Shirov, tornando-se o primeiro indiano a ganhar este título.

Em Outubro de 2003, a FIDE organizou um torneio em Cap d’Agde denominando-o como World Rapid Chess Championship (literalmente, campeonato do mundo de xadrez rápido). Cada jogador dispunha de 25 minutos para concluir o jogo, sendo-lhe concedidos mais dez segundos após cada jogada. Anand venceu esta prova à frente de dez dos doze jogadores de topo, a nível mundial, sendo Kasparov o único a não ter comparecido.

Em Setembro de 2007, num campeonato realizado na cidade do México, Anand conseguiu novamente o título de campeão mundial de xadrez, desta vez absoluto e unificado, tirando o título de campeão do mundo de Vladimir Kramnik.


Bibliografia
My Best Games of Chess, por Viswanathan Anand.

POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.clubedexadrez.com.br/portal/capelaxadrezclube/viswanathan_anand.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário