
FOTO 68.
DESENHO DA MÁQUINA DE JOGAR XADREZ - EXTRAÍDO DO LIVRO ´´O GRANDE LIVRO DO MARAVILHOSO E DO FANTÁSTICO - SELEÇÕES DO READER´S DIGEST - 1979.
* Na edição de dezembro de 2002, a revista Superinteressante (Ed. Abril), traz um artigo sobre o "Turco".
O artigo, escrito com base no livro "The Turk: The Life an Times of the Famous Eighteenth-Century Chess-Playng Machine", de Tom Standage, afirma que o "Turco" seria, como já suspeitado, uma fraude.
Segundo o artigo, Napoleão Bonaparte teria jogado uma partida contra o "Turco". Em dado momento, propositalmente, o Imperador fez uma jogada errada. Foi corrigido pelo "autômato". Fez nova jogada errada e foi novamente corrigido. Na terceira vez em que errou, Napoleão foi surpreendido por uma "crise de nervos" do "robô", que lançou o tabuleiro pelos ares. E de dentro dele, saiu Johann Allgaier, um gênio do xadrez da época...
O Turco acabou indo para os Estados Unidos, onde a fraude ainda não era conhecida, mas passou a ser "recheado" por uma francesa. o escritor Edgar Allan Poe, chegou a escrever um artigo, desmascarando a fraude. Mas o Turco acabou mesmo, num incêndio.
PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
http://www.jogos.antigos.nom.br/xadrez.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário