Translate



RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ARTIGO 24 - Tabuleiros de xadrez no Museu de Arte da Islândia - Instigantes! (ANO I, Nº 003. DE 15 À 21 DE JANEIRO DE 2010).


FOTO 66.


De vez em quando podemos deixar de lado as notícias cinzentas, aquelas que tratam das guerras, da crise financeira e do avanço das epidemias. Pois bem, inspirados pelo jogo de xadrez, artistas famosos criaram tabuleiros e peças inusitadas que ganharam uma exposição no Museu de Arte de Reykjavík, na Islândia.

A exposição 32 peças: a arte do xadrez foi inaugurada esta semana trazendo obras de grandes nomes da arte contemporânea como Damien Hirst, Jake e Dinos Chapman e Rachel Whiteread.

O tabuleiro criado por Hirst explora a obsessão dos humanos pela morte ao reunir frascos de remédio em prata e vidro sobre um tabuleiro espelhado Já o italiano Maurizo Cattelan, famoso por sua instalação sobre o papa João Paulo II sendo atingido por um meteorito, criou um tabuleiro com peças que representam “o bem e o mal”. Do lado do mal estão Adolf Hitler e Cruella Cruel (personagem do desenho da Disney Os 101 Dálmatas) opostos por Martin Luther King e madre Teresa de Calcutá, entre outros.

A exposição, em cartaz até abril de 2009, comemora a aquisição pelo museu de uma obra de Yoko Ono que exalta o jogo de xadrez.


PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF, FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.cidadaodomundo.org/?p=1838

Nenhum comentário:

Postar um comentário