
Cabo-enfermeiro Joselito Rezende Alves.
FOTO 129.
MENINOS PELA PAZ.FOTO 130.
Conhecido pelo alto índice de crimes violentos, o município de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, começa a mudar esse estigma. Num futuro próximo, a cidade poderá se transformar num exemplo de vitória da paz, graças a um projeto dedicado ao resgate de adolescentes em situação de risco e ao apoio às suas famílias.
O projeto Meninos pela Paz supre o tempo ocioso dos jovens – quando eles ficam mais vulneráveis ao crime e às drogas – com atividades lúdicas e aulas variadas, como xadrez, dança, teatro e educação ambiental, de saúde e para o trânsito. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a igreja matriz da cidade (Paróquia Nossa Senhora das Neves), a Polícia Militar local (40º Batalhão), a Fundação Guimarães Rosa, as empresas públicas Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) e Transneves (de Transporte e tráfego) e as secretarias municipais de Saúde, Educação, Esportes e Ação Social. Entre os profissionais atuantes estão enfermeiros, pedagogos e psicólogos.
Iniciado em Fevereiro, o projeto já começa a apresentar resultados. De acordo com o cabo-enfermeiro Joselito Rezende Alves, o primeiro semestre foi muito positivo. “Relatos de adolescentes e seus familiares mostram que a violência entre pais e filhos diminuiu. O índice de aprovação na escola aumentou e houve melhoras significativas de comportamento nas escolas e em locais públicos”, informa. Ele atribui esse resultado à formação social, espiritual e cidadã oferecida pelo projeto, que deriva de um piloto implantado com sucesso na vizinha Betim, contemplando 300 crianças e adolescentes.
PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
http://www.comunidadesegura.org/fr/node/456
Nenhum comentário:
Postar um comentário