Translate



RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BAHIA):

06.04.2002.

QUANTIDADE DE FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG:

438 FOTOS E IMAGENS.

SEJA BEM - VINDO (A)! NÚMERO DE VISITANTES, NESTE BLOG:

sexta-feira, 28 de junho de 2013

ARTIGO 366 (ANO I, Nº 36. DE 08 A 14 DE OUTUBRO DE 2010) - ESCOLA DEFENSIVA.

Escola Defensiva
Mundialmente, em qualquer tipo de disputa, dizem que a defesa é o melhor ataque, e assim foi com a Escola Defensiva. O responsável por essa escola dizia que uma defesa bem postada era impossível de qualquer ataque rompê-la, o que de fato é verdade, o Grande Mestre húngaro Maroczy, autor da idéia obteve várias vitórias e inúmeros empates com essa técnica, entretanto, não foram muitas pessoas, apreciadoras do xadrez que seguiram com a idéia. Hoje em dia é uma Escola um pouco esquecida.
 PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:

ARTIGO 365 (ANO I, Nº 36. DE 08 A 14 DE OUTUBRO DE 2010) - ESCOLA DA COMBATIVIDADE.


Escola da Combatividade
Eis uma escola extremamente agressiva, praticamente a sua principal regra se resume em atacar, não importando a posição que esteja e a qualquer custo. O responsável por esse tipo de estratégia foi Pillsbury. Embora seja uma Escola que assuste quem está sendo atacado, a possibilidade de vitória de quem ataca está quase sempre ameaçada.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.soxadrez.com.br/conteudos/escolas_xadrez/p1.php

ARTIGO 364 (ANO I, Nº 36. DE 08 A 14 DE OUTUBRO DE 2010) - ESCOLA MODERNA PSICOLÓGICA.



Escola Moderna Psicológica
Paralelamente a Tarrasch, outro propulsor da Escola Posicionista Emanuel Lasker, implantou um jogo do tipo psicológico baseado no estudo do adversário para realizar dentro do jogo de posição, não a jogada melhor, senão aquela jogada ocasional que mais possa incomodar o oponente, com o que conseguiu magníficas vitórias.


PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.soxadrez.com.br/conteudos/escolas_xadrez/

ARTIGO 363 (ANO I, Nº 36. DE 08 A 14 DE OUTUBRO DE 2010) - ESCOLA MODERNA CIENTÍFICA.

Escola Moderna Científica
Para essa escola Tarrasch levou as mesmas idéias da Escola Moderna Posicional de Steinitz, porém, com suavez diferenças. A filosofia dessa escola sugere que o jogo seja mais lento, o jogador obtem pequenas vantagens ao longo da partida, entretanto, a vitória é segura.




PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.soxadrez.com.br/conteudos/escolas_xadrez/

ARTIGO 362 (ANO I, Nº 36. DE 08 A 14 DE OUTUBRO DE 2010) - ESCOLA MODERNA POSICIONAL.


Escola Moderna Posicional.
Nessa escola as coisas mudam bastante, durante o jogo, o objetivo primário do jogador deixa de ser o rei, e sim, as peças ao redor. Eliminar bispos, torres, peões e a rainha passa a ser mais importante, o rei é deixado por último. Steinitz foi o responsável por introduzir essa prática no jogo.


PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.soxadrez.com.br/conteudos/escolas_xadrez/

ARTIGO 361 (ANO I, Nº 36. DE 08 A 14 DE OUTUBRO DE 2010) - ESCOLA DO DESENVOLVIMENTO.

Escola do Desenvolvimento
Nessa escola é evidente o uso das colunas e das diagonais, fazendo com que o jogador tenha mais facilidade em lidar com o bispo e a torre. Foi pelas mãos de Paul Muphy que esta escola se tornou tão importante, ajudando a dar um passo muito grande para o xadrez no mundo todo.



PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.soxadrez.com.br/conteudos/escolas_xadrez/

ARTIGO 360 (ANO I, Nº 35. DE 01 A 07 DE OUTUBRO DE 2010) - ESCOLA ROMÂNTICA.

Escola Romântica
Essa é uma escola onde aparece um pouco da “violência” do Xadrez, a principal característica são os constantes ataques ao rei, fazendo-se valer de sacrifícios das próprias peças para conseguir melhores posicionamentos, e chegar ao tão esperado xeque-mate. Os precursores dessa Escola são Evans e Adolf Anderssen.



PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.soxadrez.com.br/conteudos/escolas_xadrez/

ARTIGO 359 (ANO I, Nº 35. DE 01 A 07 DE OUTUBRO DE 2010) - ESCOLA CLÁSSICA.

Escola Clássica.
É uma escola muito técnica e de pensamentos enxadrísticos interessantes, pois sua principal filosofia é a vantagem estática que se consegue durante o jogo, ou seja, ter o controle de determinadas áreas do jogo. Como exemplo, temos o controle do centro por peões, não deixar com que os peões fiquem expostos a ponto de serem capturados, dentre outras jogadas clássicas dessa escola, envolvendo bispos e cavalos. Entretanto, o astro dessa escola é mesmo o peão, e a cilada é a principal arma que um jogador da Escola Clássica vai usar para vencer seu oponente. O homem que trouxe ao mundo do Xadrez a Escola Clássica foi o francês Philidor.


PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.soxadrez.com.br/conteudos/escolas_xadrez/

ARTIGO 358 (ANO I, Nº 35. DE 01 A 07 DE OUTUBRO DE 2010) - ESCOLA ARCAICA DE XADREZ.

Escola Arcaica
Nesse período o xadrez está iniciando no mundo, não tendo ainda muitas informações sobre idéias, táticas e estratégias para o jogo. Por esses motivos, pela falta de criatividade, a escola arcaica fica conhecida como, a escola com pobreza de idéias. O precursor desta escola é Ruy López, no início do século XV.



PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.soxadrez.com.br/conteudos/escolas_xadrez/

ARTIGO 357 (ANO I, Nº 35. DE 01 A 07 DE OUTUBRO DE 2010) - ESCOLAS DE XADREZ.


Escolas de Xadrez.
Na primeira vez que o mundo viu o jogo de xadrez, não se tinha estratégias, táticas e lances formados, ou seja, nada havia um padrão de movimentos, nenhuma jogada que fosse específica para se chegar ao fim do jogo, os oponentes apenas conheciam os movimentos de cada peça e iam fazendo os movimentos da maneira que achavam melhor, visando, claro, sempre dar o xeque-mate.
Entretanto, em meados do século XV várias idéias de como jogar xadrez foram aparecendo, e muitas delas tornaram-se verdadeiras escolas para os jogadores, ou seja, tais ideias começaram a ser seguidas por milhares de
Ao longo dos anos várias idéias diferentes foram surgindo, criando-se assim várias escolas que serviram de inspiração para diversos enxadristas no mundo inteiro.
Confira abaixo as principais escolas que apareceram ao longo do tempo:

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:

ARTIGO 356 (ANO I, Nº 35. DE 01 A 07 DE OUTUBRO DE 2010) - Maiorias Qualitativas nas Defesas índias.

Autor: Henrique Marinho

Editora: IBRASA

Data da Publicação: Março 2004

Assunto: Xadrez

Nº de páginas: 300

Resumo: Nesta obra singular, as maiorias qualitativas estão analisadas a exaustão. Elas são mantidas interessantes, equilibradas e o mais importante, perfeitamente integradas à dinâmica da condução da partida.

CAPA.



PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.clubedexadrezonline.com.br/artigo.asp?doc=11386

ARTIGO 355 (ANO I, Nº 35. DE 01 A 07 DE OUTUBRO DE 2010) - XADREZ DIVERTIDO.


Autora: Judit Polgar

Ilustrações: Sofia Polgar

Editora: Belas - Letras

Páginas: 112

ISBN: 978-85-8174-005-8



O xadrez é um jogo criativo, divertido e complexo, que ajuda a desenvolver o raciocínio lógico. Também é um esporte antigo, jogado há mais de dois mil anos.

Em Xadrez Divertido – No Reino dos Animais, a maior enxadrista feminina de todos os tempos, Judit Polgar, vai contar com a ajuda da bicharada para ensinar as regras do jogo.

Com exercícios diferentes, rimas envolventes e desenhos divertidos, criados por sua irmã, Sofia – também enxadrista profissional – Judit nos ajuda a entrar no fascinante universo do xadrez e a fazer dele uma lúdica aventura.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.clubedexadrezonline.com.br/artigo.asp?doc=10996


ARTIGO 354 (ANO I, Nº 35. DE 01 A 07 DE OUTUBRO DE 2010) - Jadub - O Universo do Xadrez.

CAPA.


Descubra os segredos de JADUB.

Um mundo diferente onde não existem guerras.

Uma surpreendente viagem pelo Universo do Xadrez.

Autor: Egydio Simões

Páginas: 67

Editora: JADUB

Edição: 1ª (2011)


PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.clubedexadrezonline.com.br/artigo.asp?doc=11549

ARTIGO 353 (ANO I, Nº 35. DE 01 A 07 DE OUTUBRO DE 2010) - Psicologia e Xadrez - Usando o Xadrez para uma Mente mais Saudável.

(Primeira edição, 2012)



Autor: Julio Lapertosa

Nº de páginas: 152 pg
 
Peso: 220 g
 
Formato: 16 X 23 cm

Impressão: off-set p/b

Lombada: 0,7 cm

Encadernação: Brochura

ISBN (impresso): 978-85-399-0227-9

ISBN (e-book): 978-85-399-0329-0

Código de barras: 9788539902279
 
ISBN (impresso): 978-85-399-0227-9

ISBN (e-book): 978-85-399-0329-0

Código de barras: 9788539902279

Assunto: Psicologia; Xadrez

Impresso: R$ 49,00  
       
E-book: R$ 29,40

Resenha: Como a psicologia cognitiva explica o sucesso de jogadores de Xadrez em concursos e testes para empresas? No raciocínio, concentração, atenção? Qual a relação entre Psicologia do desenvolvimento e Xadrez? Piaget sinalizou sobre a importância do envolvimento do aluno no processo de aprendizagem. Seria o Xadrez uma ferramenta útil na pedagogia? Técnicas da neurociência podem ser avaliadas através do jogo de Xadrez? Como a inteligência emocional pode ser usada para transferir o desempenho do jogo de xadrez a outras áreas? O Xadrez retarda problemas cognitivos da terceira idade? O que Psicanálise e Xadrez podem ter em comum? Neste ensaio veremos o jogo de Xadrez através de diversas correntes psicológicas. Com exemplos e desafios concretos usando peças e tabuleiro de Xadrez veremos este jogo milenar por um ângulo diferente.

Sumário: Prelúdio - 1; Ginástica da Inteligência - 9; Psicologia Cognitiva Aplicada - 13; Xadrez Aplicado à Teoria de Piaget – 33; Neurociência e Inteligência Emocional - 41; Xadrez e sua Aplicação Interdisciplinar - 57; Xadrez na Terceira Idade – 67; Psicanálise e Xadrez - 73; Final - 91; Exercícios Práticos - 95; Bibliografia - 135

Mais informações no site: http://www.lcm.com.br
 
Fonte: informações retiradas do Informativo da Editora Ciência Moderna

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.clubedexadrezonline.com.br/artigo.asp?doc=11735

ARTIGO 352 (ANO I, Nº 35. DE 01 A 07 DE OUTUBRO DE 2010) - Tratado de Xadrez Superior - Y. B. Estrin.

Livro em língua espanhola editado pela Martinez Roca. Estrin, renomado teórico e campeão mundial de xadrez por correspondência em 1966, reúne lições de seis campeões mundiais: Capablanca, Alekhine, Smyslov, Tal, Botvinnik e Karpov. 

O autor busca desvendar alguns mistérios da melhor escola de xadrez do mundo: a russa. Um livro que pode ajudar desde o estudante iniciante até o treinador, através de recomendações científicas e pedagógicas, visando uma melhor preparação. 

Escrito em um estilo claro e de fácil compreensão, fará com que o leitor se sinta como se estivesse frente a frente com esses monstros sagrados do xadrez e o melhor de tudo é que eles estão passando para você amigo leitor as experiências pessoais de cada um. 

Somente através do estudo das partidas dos mestres do passado e a observação de suas contribuições estratégicas é que o estudante pode pleitear melhores postos no xadrez. 

Título em inglês: The World Champions Teach Chess.



PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.clubedexadrezonline.com.br/artigo.asp?doc=6990

ARTIGO 351 (ANO I, Nº 35. DE 01 A 07 DE OUTUBRO DE 2010) - XADREZ (TRATADO).


Xadrez (tratado)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Xadrez: tratado geral em três volumes é o título de um extenso tratado versando sobre a teoria do Jogo de Xadrez, de autoria doenxadrista brasileiro Paulo Giusti e publicado de Editora Ciência Moderna.


PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez_(tratado)